MCT irá apoiar realização da WEC 2008 no Brasil


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, recebeu na tarde de quinta-feira (1º) uma comitiva do Conselho Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Na audiência, o presidente da entidade, Marcos Túlio de Melo, solicitou ao ministro o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para a realização do 3º Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, em inglês), que acontecerá no Brasil, de 3 a 5 de dezembro de 2008. O encontro deverá reunir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, cerca de cinco mil engenheiros de todas as partes do mundo e, pelo seu porte, já está em plena fase de planejamento e programação. O tema central desta edição será "Engenharia: Inovação e Responsabilidade Social". Os anteriores foram "Humanidade – Natureza – Tecnologia", em Hannover (Alemanha), em 2000, e "Engenheiros Dão Forma ao Futuro Sustentável", em Xangai (China), em 2004.

Manifestando o apoio à iniciativa, Sergio Rezende falou de sua satisfação por um evento desta magnitude poder ser realizado no País. Segundo ele, que além de físico também é engenheiro de formação, "na medida em que a inovação vai entrando na agenda nacional, cresce a importância das engenharias, em função do papel que cumprem no desenvolvimento tecnológico nacional".

Rezende adiantou que uma das formas de participação do Ministério pode ser por meio de suas instituições ligadas à área, como o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), além da atuação de suas agências de fomento – a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também presente à reunião, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, levantou a possibilidade da presença de estandes dessas agências na Feira Tecnológica – exposição prevista para acontecer paralelamente ao congresso -, levando a oportunidade para que os participantes tenham maior conhecimento das formas de fomento e o domínio dos processos e trâmites para se dispor de seus benefícios.

Robson Leão – Assessoria de Imprensa do MCT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *