Site atualiza informações sobre programas e oportunidades de C&T
Entrou no ar em final de novembro o site do Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (B.Bice). O site, uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), divulga informações que venham facilitar a cooperação internacional entre a comunidade européia e instituições sem fins lucrativos, centros de pesquisa, ONGs, pequenas e médias empresas e pesquisadores brasileiros em projetos com foco em nove diferentes áreas do conhecimento.
O lançamento do site bbice.cgee.org.br antecede em poucas semanas os editais do 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da Comunidade Européia (Seventh Framework Programme – FP7), divulgados no dia 22 de dezembro último. Na ocasião, o site do B.Bice divulgou as oportunidades para o financiamento de projetos no País para o período 2007-2013, contemplando a participação de instituições ou empresas européias, com um orçamento total de 50 bilhões de euros, 65% a mais que a versão anterior, o FP6, ampliando as chances da participação brasileira.
Manual passo-a-passo
Em média os editais da União Européia ficam abertos à inscrição de projetos por 90 a 120 dias, o que exige agilidade dos aspirantes na elaboração de suas propostas, assim como na prospecção e na apresentação de parceiros europeus. Com o site no ar, os editais terão maior visibilidade, assim como um manual passo-a-passo para a elaboração dos projetos, segundo o modelo exigido pela União Européia.
Pouco conhecido no Brasil, o Programa-Quadro beneficiou cerca de 50 projetos brasileiros em sua sexta edição, com o envolvimento de instituições, como a Fundação Coppetec (Coordenação de Pesquisas e Estudos Tecnológicos), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Fundação Oswaldo Cruz, universidades Federal do Paraná (UFPR), de São Paulo (USP), e do Amazonas (UFAM), além de organizações como Embraer e Embrapa. Também ONGs, empresas de pequeno e médio porte participaram do programa, a exemplo da Ecobusiness e da Genius Instituto de Tecnologia.
Intercâmbio na América Latina
O website traz notícias atualizadas sobre o Programa e oportunidades de cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação entre a comunidade européia, o Brasil e outros países da América Latina. Outra de suas propostas é disseminar informações de outros projetos equivalentes de cooperação internacional com a UE na América Latina, especificamente na Argentina, Chile e no México, buscando facilitar a articulação da pesquisa cooperada entre esses quatro países e o velho continente.
Além da manutenção do site, o B.Bice assessora os potenciais candidatos ao financiamento de suas pesquisas a escreverem suas propostas de projetos e a identificarem e a contatarem parceiros na comunidade européia nas áreas de interesse comum.