Projeto de pesquisa na Amazônia seleciona doutor em Ecologia


A rede de pesquisa "Conservamazônia" está com inscrições abertas para uma bolsa de pesquisa para recém-doutores em Ecologia e Manejo da Vegetação Secundária. Os interessados necessitam ter formação em uma das seguintes áreas: ciências biológicas, florestais e/ou agronômicas. Também precisa ter um ano de experiência em execução de pesquisa na Amazônia, além de experiência em logística, manutenção de equipamentos, gestão de projetos ou ter atuado como facilitador de programas de capacitação. É importante que o candidato resida em Manaus (AM) e tenha disponibilidade para excursões ao campo. A bolsa terá a duração de 12 meses com possibilidade de prorrogação.

O pesquisador selecionado atuará no sub-projeto "Sucessão Ecológica em Áreas Degradadas da Amazônia Central: processos, causas e conseqüências", um dos cinco sub-projetos do "Conservamazônia", os quais são vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT ). Os projetos serão financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), no âmbito do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais (PPG-7).

Os candidatos à vaga têm até o próximo dia 16 para enviarem o Currículo Lattes, preferencialmente, anexo em PDF, para o e-mail: http://rita@inpa.gov.br, aos cuidados da pesquisadora Rita Mesquita. Vale ressaltar que no campo "assunto" da mensagem deve estar escrito: "processo de seleção de bolsistas", bem como o e-mail precisa ter três referências profissionais e uma carta de intenção, com no máximo uma lauda. No decorrer do processo seletivo, caso necessário, também poderá ser solicitado carta de recomendação e comprovação das informações curriculares.

Durante o projeto será investigado como recuperar áreas alteradas de forma a gerar benefícios econômicos e ambientais para as propriedades rurais da Amazônia central e a transferir esta informação para os produtores e os tomadores de decisão. Informações sobre a diversidade de espécies arbóreas, biomassa e processos ecológicos importantes serão quantificados, monitorados e utilizados para apoiar a construção de cenários sobre a restauração dos serviços ambientais. Os resultados serão repassados a produtores rurais e tomadores de decisão, por meio de cursos de extensão, visitas de campo e produção de material didático em linguagem específica.

Assessoria de Comunicação do INPA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *