Pesquisadores de Minas Gerais e Amazonas podem participar de programa de cooperação entre Califórnia e Brasil
Alunos de graduação da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) terão a oportunidade de participar do Programa de Negócios e Educação entre a Califórnia e o Brasil.
A Fucapi é uma instituição associada à Abipti, sediada em Manaus (AM). As outras duas instituições são localizadas em Itajubá e em Santa Rita do Sapucaí, ambas em Minas Gerais.
O programa é desenvolvido pela West Valley Mission Community College (EUA) e pela San Jose State University (EUA) em consórcio com as três instituições brasileiras.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Capes e do Found for the Improvement of Postsecondary Education (FIPSE/ED).
A proposta é promover uma parceria público-privada que proporcione o desenvolvimento de conhecimento tecnológico, o entendimento cultural e o contato de estudantes de graduação com empresas de alta tecnologia.
Serão escolhidos estudantes de graduação da Unifei, nas áreas de física, administração e ciências da computação; da Inatel, na área de engenharia elétrica; e da Fucapi, nas áreas de engenharia elétrica e administração.
O processo de seleção compreende análise do histórico escolar, entrevista e atendimento dos critérios de seleção.
Em entrevista ao Gestão C&T online, Carlos Henrique Ferreira, coordenador do programa e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), conta que a idéia é encaminhar dez estudantes no próximo mês de agosto.
“O processo de seleção já foi iniciado e, nos meses de março e abril, teremos a definição dos alunos”, afirma. Ainda de acordo com Ferreira, o programa irá distribuir dez bolsas por ano durante quatro anos.
O Sindvel e o Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional de Minas Gerais (IEL-MG), entidade associada à Abipti, também participam do programa.
Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (35) 3471-2055.