Fapeam prorroga prazo de editais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 26, o prazo para inscrição em quatro de seus programas de apoio à pós-graduação. Os programas oferecem 128 bolsas de mestrado e doutorado em várias modalidades para públicos diferenciados do Amazonas e até de outros Estados da Região. As bolsas de estudo têm valor de R$ 1.009,00 (mestrado) e R$ 1.495,00 (doutorado).
A prorrogação vale para o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para a Amazônia Brasileira (RH-Amazônia), para o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização), para o Programa Jovem Pesquisador Amazônida (JPA) e para o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad – Fapeam/Capes). Os três primeiros são inéditos e desenvolvidos pela Fapeam, que recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os editais podem ser encontrados no site da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br).
Segundo o presidente da instituição, Odenildo Sena, a decisão, em caráter excepcional, deveu-se ao fato de alguns candidatos terem registrado dificuldades de acesso para o preenchimento de um dos formulários necessários para efetuar a inscrição, fato constatado pela Gerência de Informática da Fapeam.
Entre os benefícios oferecidos pelos programas estão o auxílio para instalação no local de realização dos cursos, auxílio para elaboração de dissertação ou tese, e passagens aéreas para retorno ao local de origem no final da pesquisa. Além disso, os novos programas permitem que os contemplados com vínculo empregatícios mantenham seus vencimentos. Há, também, a possibilidade de participação de profissionais sem vínculo.
Programas atingem público amplo
O programa RH-Amazônia tem o objetivo de conceder bolsas a pessoas residentes em outros Estados da Amazônia Brasileira interessados em realizar mestrado ou doutorado em programas de pós-graduação nas instituições sediadas em Manaus. Além das bolsas de estudo de até 48 meses, a Fapeam financia ao contemplado uma passagem aérea até Manaus para início do curso. O bolsista também receberá duas parcelas extras no valor de sua bolsa, sendo uma no início do programa, para auxiliar sua instalação em Manaus, e outra no final do projeto, para auxílio na confecção de sua dissertação ou tese. Podem concorrer profissionais graduados e mestres residentes em qualquer estado da Amazônia Brasileira. Estão sendo oferecidas 15 vagas.
O RH-Interiorização é voltado para o interior do Estado. O objetivo do programa é conceder 30 bolsas a pessoas residentes no interior do Amazonas interessados em realizar mestrado ou doutorado em programas de pós-graduação nas instituições sediadas em Manaus ou em outros Estados brasileiros. O programa também oferece bolsas de até 48 meses, dependendo da modalidade


























