Museu Goeldi realiza workshop sobre as espécies aromáticas da Amazônia


Qual a relação entre um doce de cupuaçu, uma cadeira feita de pau-rosa e um perfume à base de cumaru? Aparentemente não existe nada de semelhante entre esses produtos, mas todos foram feitos a partir de “plantas aromáticas”, conhecidas dessa forma por produzir um aroma forte e característico.  

As espécies vegetais aromáticas da Amazônia serão o tema do evento que o Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, realiza até o dia 21, o Workshop de Educação para Conservação das espécies aromáticas da Amazônia. O evento é resultado do projeto de mesmo nome e faz parte do curso A importância do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi nos diversos níveis de ensino.

Durante o workshop serão realizadas palestras com temas relacionados à educação ambiental e sobre as espécies aromáticas da Amazônia, além de diversas oficinas e lançamento de cartilhas e do DVD do projeto Educação para conservação das espécies aromáticas da Amazônia.

As espécies aromáticas são utilizadas em diversas atividades econômicas, como alimentação, perfumaria, decoração e medicina. Devido o seu valor econômico, a procura crescente por essas espécies tem colocado algumas sob risco de extinção. Segundo a pedagoga Helena Quadros, uma das coordenadoras do evento, o objetivo do workshop é dar continuidade ao projeto Educação e conservação de espécies aromáticas, informando aos participantes do workshop a importância da preservação dessas espécies, através de uma educação para o desenvolvimento sustentável.

Projeto

O Projeto “Educação para conservação de espécies aromáticas da Amazônia” foi premiado este ano pelo Investing in Nature – Brasil, programa promovido pelo Botanic Gardens Conservation International (BGCI), pelo Banco HSBC e pela ong internacional WWF e incentiva a participação de Jardins Botânicos em educação ambiental, conservação de plantas e desenvolvimento sustentável. A iniciativa do Museu Goeldi foi uma das três premiadas em todo o Brasil.

Os primeiros resultados foram apresentados na XV Reunião Brasileira de Jardins Botânicos em Lajeado (RS), no dia 14 de novembro deste ano, sendo na ocasião lançado o DVD do projeto e a cartilha “como visitar o parque Zoobotânico do Museu Goeldi”. Para os próximos meses, o projeto pretende viabilizar o plantio de espécies aromáticas da Amazônia no Parque Zoobotânico do Museu, na Escola Bosque, na Escola Estadual Ulysses Guimarães e Fundação Pestalozzi.

A realização do workshop vem suprir a lacuna neste tipo de evento, mostrando que é possível incluir atividades de preservação ambiental, entre estudantes de escolas estaduais e municipais.

Workshop de Educação para Conservação das Espécies Aromáticas da Amazônia

Data: 18 a 21/12

Horário: 14h às 18h

Locais (Parque Zoobotânico): Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira e Espaço Cultural Raízes

Informações: hquadros@museu-goeldi.br / 3259-6588 / 3081-5529

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *