UEA e Instituto Nokia realizam Tech Day em Manaus


 Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) realizam, no próximo dia 12, “UEA/INdT Tech Day”, evento de tecnologia com programação inteiramente dedicada à comunicação móvel e software livre.

O tema principal será Open Source, aplicações baseadas em software livre – Linux e outras tecnologias de código aberto – utilizando vários ambientes de desenvolvimento, inclusive plataformas Nokia para dispositivos móveis de última geração.

Evento concebido para movimentar o ambiente acadêmico na área de tecnologia da informação e fomentar o desenvolvimento de pesquisa na região, a iniciativa reflete o crescimento do movimento voltado ao software livre na Região Amazônica, onde está concentrada uma grande quantidade de empresas, localizadas no Pólo Industrial de Manaus.

O Encontro, que acontece na Escola Superior de Tecnologia (Avenida Darcy Vargas, nº 1200, Parque 10), das 8h30 às 18h, contará com a presença de vários palestrantes da Região e alguns convidados de outras universidades, como o professor Osamu Saotome do Instituto de Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Olympio Cipriano da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que compartilharão seu ponto de vista sobre as mais novas tecnologias pesquisadas na área de convergência.

Além de palestras destinadas a estudantes e interessados na área, o INdT promove um treinamento de desenvolvimento de aplicações em C++ para o sistema operacional Symbian, visando à capacitação de universidades para a replicação do conhecimento. Alguns profissionais da área de tecnologia da região também participarão. O treinamento acontecerá na sede do INdT.

O INdT mantém parcerias com outros institutos de pesquisa e convênios de cooperação com instituições de ensino como a Universidade Federal do Amazonas – UFAM – para o desenvolvimento de competências e para a execução de projetos baseados em Software Livre. Outras informações nos telefones 92 3646-1266 ou 92 8157-7191.

Por que Linux?

Linux é um sistema operacional baseado em código aberto, disponível para uso, modificação e redistribuição livre.

Teve sua força inicial entre os cursos de ciência da computação e engenharias, servindo apenas a propósitos acadêmicos e atraindo, em especial, a atenção de hackers ou usuários tecnicamente mais qualificados. Hoje, a sua participação tornou-se mais expressiva em outros ambientes. O Linux já substitui vários dos antigos sistemas baseados em Unix do lado do servidor e, a partir da sua adoção por grandes fabricantes, começa a fazer incursões em outras áreas.

Nos últimos cinco anos, observa-se crescimento em uma área em particular, os ambientes embarcados, como terminais móveis, roteadores sem fio, PVRs (Personal Video Recorders), dispositivos que apresentam restrições particulares na capacidade de memória, potência ou processamento. Essas experiências têm sido bem-sucedidas na indústria e hoje aparecem como um negócio promissor para os que apostam em sistemas abertos.

Desde 2003, o INdT, através do Laboratório de Linux Embarcado em Manaus, trabalha no desenvolvimento de soluções, serviços e aplicações com base em Software de Código Aberto para sistemas móveis (celulares e PDAs). Em julho de 2006, o INdT inaugurou uma sede em Recife com laboratório focado em multimídia, conectividade e plataforma, abrangendo tecnologias com Voz sobre IP, TV Digital, Usabilidade e Python.

(Ascom – UEA).

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *