A labuta da Fapeam
A labuta da Fapeam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está a dois passos à frente na corrida pelo desenvolvimento regional da Amazônia. O apoio à pesquisa realizado pela instituição demonstra que é possível construir caminhos de qualidade de vida a partir da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com uma oferta variada de programas de incentivo às pesquisas, a Fapeam propicia a formação de mestres, doutores, especialistas e pesquisadores calouros, cujos temas de estudo estejam inseridos na Amazônia.
As instituições de Ensino Superior e Médio têm estruturado seus grupos de pesquisa em busca de melhor compreenderem a socioeconomia, a biodiversidade, as culturas dos povos amazônicos e as possibilidades da biotecnologia na região; os resultados aparecem como alterações na vida de muitas comunidades, bem como na visibilidade da pesquisa na Amazônia para o Brasil, graças aos trabalhos da Fapeam.
Mesmo com a dinamicidade das ações da Fundação, ainda há muita gente no Amazonas que não conhece o trabalho da instituição. Uma forma de aprender sobre a Fapeam é cultivar o hábito de acessar a página www.fapem.am.gov.br na Internet, além de adquirir gratuitamente a revista Amazonas Ciência para acompanhar a trajetória da ciência&tecnologia (C&T) na Amazônia.
O acesso à página na Internet mantém o interessado informado sobre o lançamento de novos editais para a apresentação de projetos de pesquisa financiáveis, aquisição de bolsas, eventos científicos previstos ou em andamento e possibilita o acompanhamento de processos que tenham dado entrada na instituição.
A revista institucional Amazonas Ciência é uma publicação rica em temas como conhecimento tradicional, desenvolvimento regional, inclusão social, Amazônia, pesquisa, biotecnologia e muitos outros; publica artigos que podem ser lidos e utilizados como referências nos trabalhos acadêmicos dos estudantes amazônicos. Na página 7 da revista de Agosto de 2006, Grace Soares explica como o Amazonas investe em pós-graduação, enfatizando que a elevação do índice de desenvolvimento em C&T de um país, que influencia no crescimento do seu Produto Interno Bruto, está condicionada à consolidação de três aspectos: política de geração de recursos humanos, aproveitamento destes pelo setor produtivo do Estado e alimentação da pesquisa básica que as instituições Federais e Estaduais têm a obrigação de fazer. Tudo isso carregado de muita dedicação e investimento financeiro tornariam possível o desenvolvimento regional.
A C&T, aliada às pesquisas, torna-se o aspecto fundamental para o desenvolvimento da Amazônia, e os incentivos financeiros da Fapeam estão elevando o índice de C&T na região, com o conseqüente aumento do PIB estadual. Por isso, a labuta daqueles que constroem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas precisa ser conhecida na Amazônia e no Brasil. Aqui se faz ciência, aqui se faz tecnologia.
A Fapeam fica na Rua Recife, 3280, ao lado da Universidade Paulista (Unip).
*Economista, Mestre em Educação e Professor universitário. evandrobb@ibest.com.br.