Fapeam discute comunicação e popularização da ciência na SBPC


A comunicação como ferramenta de popularização da Ciência é o tema de uma mesa redonda realizada pelo Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no 1º Simpósio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 30 de agosto. Os debatedores serão José Monserrat Filho, editor do Jornal da Ciência, Heitor Shimizu, da agência Fapesp, e Ana Paula Freire, da Assessoria de Comunicação do Inpa.

O objetivo da mesa redonda é discutir as melhores estratégias para se popularizar a ciência, utilizando a comunicação, por meio de informação jornalística, produtos de publicidade, ações pedagógicas e realização de eventos, por exemplo. A popularização da ciência tem impacto direto sobre o progresso social e o desenvolvimento de Estado. É pela popularização da ciência que a sociedade passa a ter consciência da importância das descobertas científicas para o desenvolvimento, que se estabelece um ambiente propício à identificação de novas vocações e que se chega a compreensão de que os investimentos em ciência e tecnologia são estratégicos em todos os níveis para que se alcance desenvolvimento e independência.
O evento é aberto a estudantes e profissionais da área de comunicação que se interessem pelo tema. Ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), às 19h do dia 30. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3634-3289, ramal 32, ou pelo email decon@fapeam.am.gov.br.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *