Congresso de Iniciação Científica reúne 266 bolsistas


A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está realizando a 15ª Edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic/Ufam), com a participação de 266 bolsistas das mais diversas áreas do conhecimento.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa do Programa de Iniciação Científica da Ufam (Pibic) concedendo 100 bolsas para graduados.

A abertura do evento foi na segunda-feira, dia 7, no auditório Eulálio Chaves, no Campus Universitário. Estiveram presentes diversas autoridades, como a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Marilene Corrêa, o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, e da professora doutora Rosa Ester Rossini, referência nacional na implementação de programas de iniciação científica.

O evento contou com a palestra do diretor de programas institucionais e instrumentais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), José Felício. Ele falou da importância da iniciação científica para o desenvolvimento das carreiras acadêmicas, que resultam em melhor qualificação profissional. “Os graduados que passam pela iniciação científica, geralmente, continuam na carreira acadêmica. Eles conseguem entrar mais facilmente nos programas de pós-graduação e terminar os cursos em tempo menor. Por isso, o CNPq investe fortemente no Pibic”, destacou.

Além do Pibic, a Fapeam investe em outros programas de iniciação científica, como o Pibic Júnior, o Jovem Cientista Amazônida (JCA) e o Programa Ciência na Escola, voltados para os ensinos fundamental e médio, e no Paici e Paic, voltados para a graduação.

As mostras de trabalhos do Conic terminam na sexta-feira, dia 11 de agosto.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *