Coleção fotográfica do Museu Goeldi será recuperada


A Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou o projeto de recuperação e divulgação da coleção fotográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Composta de aproximadamente mil e quinhentos negativos de vidro do século 19 e início do século 20, as fotos mostram o cotidiano do então Museu Paraense de História Natural e Etnografia, além de registros da cidade de Belém do Pará no mesmo período.

A coleção fotográfica faz parte do Arquivo Guilherme de La Penha, vinculado à Coordenação de Informação e Documentação do Museu Goeldi.

É possível encontrar na coleção algumas preciosidades, como a primeira fotografia tirada da Rocinha, prédio símbolo do Museu Goeldi; registros da visita de grupos indígenas, hoje extintos, que foram levar ao Museu Goeldi sua produção artesanal para incorporar à coleção etnográfica; as primeiras funcionárias públicas do Pará (Abigayl Esther de Mattos e Anna de Aragão Carreira), contratadas durante a administração do naturalista.

Emílio Goeldi também procurou registrar a implementação do Parque Zoobotânico do Museu Paraense, fotografando as atrações, que até hoje fazem a delícia dos visitantes, na medida em que iam sendo inauguradas. É caso, por exemplo, do Castelinho, do Aquário e do viveiro das aves brejeiras

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *