Fapeam contribui para desenvolver política de Ciência e Tecnologia no Acre
A diretora técnico-científica da Fapeam, doutora Elizabete Brocki, proferiu palestra sobre C,T e I e Desenvolvimento Sustentável. Ela destacou os resultados positivos dos programas desenvolvidos pela Fapeam neste sentido.
A professora Elizabete considerou o evento uma rica oportunidade de troca de experiências, mostrando aspectos de gestão estratégica adotados pela Fapeam, em consonância com a política de C & T desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Como resultados importantes do evento, Elisabete Brocki destacou a oportunidade de cooperação técnica entre a Fapeam e Funtac, no que diz respeito à avaliação de propostas. Como a comunidade científica no Acre é relativamente pequena, a Funtac pode se beneficiar com a análise de projetos por consultores do Amazonas, o que confere maior credibilidade ao sistema. Outro acerto diz respeito aos intercâmbios técnicos, por exemplo, mostrando aos técnicos da Funtac os mecanismos adotados pela Fapeam no acompanhamento e avaliação de projetos, como ferramentas de gestão estratégica.
Cabe a Funtac elaborar, coordenar, supervisionar e executar a Política e o Plano Estadual de C & T do Acre. O Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia tem a responsabilidade de delibera sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT), da ordem de R$ 1 milhão.