CNPq lança edital para projetos em recursos pesqueiros na Amazônia
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência da República (SEAP/PR), lançam um edital para selecionar projetos que apóiem o desenvolvimento da cadeia produtiva de recursos pesqueiros na Amazônia. Para as propostas aprovadas será disponibilizado o valor global de R$ 1,3 milhão, com recursos oriundos do Fundo de Infra-Estrutura (CT-INFRA) e da SEAP.
Instituições públicas de ensino, de pesquisa e extensão, com atuação na Amazônia Legal, associadas a órgãos federais, estaduais, e municipais, Instituições Comunitárias e Confessionais de Ensino, além de organizações do terceiro setor e comunidades locais envolvidas com a cadeia produtiva de recursos pesqueiros na Amazônia, sem fins lucrativos, poderão submeter propostas em quatro linhas temáticas para pesquisa: cadeia produtiva de peixes ornamentais; novos produtos; cadeia produtiva de quelônios e jacarés; e aqüicultura.
O principal objetivo do edital é fomentar projetos de pesquisa científica, o desenvolvimento e transferência de tecnologias voltados para o aprimoramento das cadeias produtivas de recursos pesqueiros com impacto na produção e beneficiamento da matéria-prima, além de implementar políticas públicas para contribuir e aumentar a disponibilidade de alimentos, subprodutos e peixes ornamentais, de maneira sustentável, na Amazônia Legal.
As propostas podem ser submetidas até 27 de junho, exclusivamente via internet, pelo Formulário On-line para Submissão de Propostas, disponível pelo endereço http://efomento.cnpq.br/efomento/. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 14 de agosto, e a contratação das propostas será iniciada a partir do dia 11 de setembro de 2006.
Mais informações e o edital na íntegra pelo endereço:
http://www.cnpq.br/servicos/editais/ct/2006/edital_0162006.htm.
Assessoria de Comunicação do CNPq