Fórum das Faps acontece esta semana em Belo Horizonte


A reunião do Conselho Nacional das Faps (Confap) realiza-se na capital mineira em 27 e 28 de abril

Como já é tradicional, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil irão se reunir paralelamente ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).

O ato de abertura do evento terá lugar no Hotel Boulevard Plaza.

De acordo com a programação preliminar, estarão presentes o ministro da C&T, Sérgio Rezende; o governador de MG, Aécio Neves; o secretário de C&T e Ensino Superior de MG, Paulo Kleber Duarte Pereira; o presidente do Consecti, Rafael Lucchesi; o presidente do Confap, Jorge Bounassar Filho; e o presidente da Fapemig, José Geraldo de Freitas Drumond.

No dia 27, quinta-feira, acontece a reunião conjunta, com as palestras "Ações de Cooperação com os Sistemas Estaduais de CT&I" que conta com a participação do o ministro Sérgio Rezende; "Perspectivas de Atividades para 2006"; "Propostas e avanços na cooperação com os Estados", com o presidente da Finep, Odilon Marcuzzo, e, ao final, "Apoio ao Plano Nacional de Pós-Graduação" com a participação do presidente da Capes, Jorge Guimarães.

No segundo dia do Fórum, 28, a reunião interna das FAPs trata da apresentação e formalização do Estatuto do Confap, com os coordenadores das regiões; da manutenção do Portal Scielo e da proposta de "A Política de Propriedade Intelectual nas Faps".

Paralelamente, realiza-se a reunião interna dos Secretários Estaduais.

Encerrando o evento das FAPs, no dia 31, haverá a reunião conjunta com Secretários Estaduais de C&T e representantes do MCT.

Hoje, há 22 FAPs ligadas ao Conselho. A expectativa para o encontro é continuar a luta para a instituição de uma Fap em cada estado. Outro desafio é tentar garantir autonomia a cada instituição estadual.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *