Portaria da Capes obriga publicação de teses na internet
Todas as teses e dissertações de mestrado e doutorado defendidas a partir de março de 2006 deverão ser divulgadas na internet. A obrigatoriedade está expressa na portaria nº 13, publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), no último mês de fevereiro. O prazo para que as instituições cumpram a norma é o dia 31 de dezembro deste ano.
Para o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, a iniciativa tem dois objetivos principais. O primeiro é divulgar o conhecimento gerado nos cursos de pós-graduação, que têm cerca de 40 mil teses defendidas anualmente.
O outro motivo é dar maior transparência às avaliações feitas pela Capes. "Com a divulgação de todos os trabalhos, a própria comunidade poderá avaliar de maneira cada vez mais transparente a qualidade da produção científica", afirmou o diretor, de acordo com notícia divulgada pelo MEC.
Várias instituições de ensino superior brasileiras, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já publicam as teses de mestrado e doutorado na rede mundial de computadores.
Para consultar a portaria, acesse o link www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Portaria_013_2006.pdf.