MEC recebe propostas para novos PETs
A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação recebe até o próximo dia 14 de abril propostas para implementação de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O edital prevê a abertura de até 30 novos PET´s em instituições de ensino superior ligadas ao MEC.
O PET é programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Eles são selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do Programa e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.
São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
Além da orientação acadêmica, os participantes recebem bolsas de auxílio de R$ 300,00.
O edital dos novos PET´s está aberto para criação de 30 (trinta) novos grupos. Estes serão classificados em três lotes, o primeiro visa o desenvolvimento regional, priorizando as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) localizadas em estados da federação que ainda não participam do PET ou que contam com, no máximo, dois grupos; o segundo lote visa atender as Instituições de Ensino Superior que apresentem propostas, que além de estarem vinculadas a um curso específico de graduação se proponham a trabalhar em temas voltados a políticas públicas em áreas prioritárias; e o terceiro é aberto as IFES localizadas em unidades da federação que possuam três ou mais grupos PET e demais IES independentemente da sua localização geográfica.
O edital completo pode ser encontrado na página do Ministério da Educação na Internet (http://portal.mec.gov.br/).