Dezoito estudantes são selecionados na Olimpíada de Física


         Dezoito estudantes do ensino médio foram selecionados para a terceira fase da II Olimpíada Brasileira de Física, etapa Amazonas. Os alunos concorreram com mais de 700 jovens em todo o Estado. Os aprovados na próxima fase poderão representar o Amazonas no evento nacional que reunirá os estudantes com melhor desempenho em física de todo o país.

A Olimpíada Brasileira de Física é realizada pela Sociedade Brasileira de Física com os objetivos de despertar e estimular o interesse dos alunos pela Física e aproximar a universidade do ensino médio, entre outros. No Estado ela está sendo realizada pela segunda vez, com resultados bastante positivos. Ano passado, quatro estudantes foram classificados nacionalmente com premiações e menção honrosa. Farrel Rêgo Nogueira, premiado em 2003 e classificado para a terceira fase deste ano, participa também da seletiva internacional que escolherá estudantes que participarão da Olimpíada Internacional.

No Amazonas, cuja demanda de professores de física é menor que a quantidade de profissionais formados pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o evento se torna mais importante por estimular a divulgação da disciplina. Segundo o coordenador regional da Olimpíada, professor José Pedro Cordeiro do Departamento de Física da UFAM, muitas pessoas não investem na área porque não querem ser professores. Alguns alunos começam o curso e depois migram para outros, por desinteresse e pela questão financeira, diz Cordeiro.

Além da Olimpíada, outros projetos tentam promover o interesse de jovens pela física. Alunos e professores do Departamento de Física, do Cefet e da Seduc são voluntários aos sábados na Casa da Física que oferece aulas e palestras gratuitas para cerca de 100 alunos do ensino médio. O público alvo inclui também professores de ensino fundamental e médio, técnicos e comunitários de Manaus.

O projeto Palestras de Física com Saúde é realizado na UFAM e em escolas públicas da cidade com o objetivo de estabelecer a interdisciplinaridade da física, transmitir noções de medicina preventiva relacionadas aos temas propostos, entre outros. O grupo de voluntários é formado por pessoas das áreas de Física, Biologia, Química e Medicina.

Ano que vem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) apoiará os projetos por meio de concessão de bolsas de pesquisa para alunos com melhor desempenho em Física nas escolas públicas de Manaus.

 

ALUNOS SELECIONADOS PARA A 3ª FASE DA OLIMPÍADA

 

1º Lugar

Leonardo Júnior da Silva Medeiros (Fundação Nokia de Ensino)

Paulo Vitor Reis Cintra (Escola Estadual Senador Petrônio Portela)

Maurício Russo Lopes (Centro Educacional Lato Sensu)

Heitor Judiss (Colégio Brasileiro Pedro Silvestre)

Rangel da Silva Soares (Fundação Nokia de Ensino)

Kátia da Silva Dias (Escola Estadual Engenheiro Artur Soares Amorim)

 

2º Lugar

Ighor Vieira (Colégio Militar)

 

 

 

 

Geizeane Morais da Cunha (Escola Estadual Senador João Bosco de R. Lima)

Rogério Brito (Fundação Nokia de Ensino)         

Elison Farias de Lima (Colégio Brasileiro Pedro Silvestre)

Alessandro Ferreira (Fundação Nokia de Ensino)

Fábio Ramos Vidal (Escola Estadual Prof. Roberto Vieira dos Santos)

 

3º Lugar

Gabriel Rabello Benarrós (Centro Educacional Lato Sensu)

Edsom de Lima Barros (Escola Estadual Senador Petrônio Portela)

Farrel Rêgo Nogueira (Fundação Nokia de Ensino)         

Luiz Azevedo da Silva (Escola Estadual Márcio Nery)

Aristóteles Souza (Fundação Nokia de Ensino)         

Alexandre Farias Vasconcelos (Escola Estadual Sólon de Lucena)

 

 

Maiores informações pelos telefones 644 4446 / 9988 5370 com professor José Pedro Cordeiro ou no site www.ufam.edu.br/~obfam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *