Incubadora de desig da Fucapi


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) é uma das instituições apoiadoras da Incubadora de Design do Amazonas da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI). A incubadora foi criada para apoiar o desenvolvimento de novos empreendimentos e oferecer infra-estrutura necessária para o crescimento de projetos inovadores, seja através da orientação empresarial e tecnológica, ou através do espaço físico e infra-estrutura técnica e administrativa oferecidos às empresas incubadas.

         A Incubadora proporcionará aos alunos e designers da região, a possibilidade de acesso ao sistema de incubação de empresas como meio de facilitar, a esses empreendedores a sua inserção no mercado de trabalho.

A implantação da Incubadora a partir da experiência de 16 anos da Fucapi na área de Design constitui-se em uma promissora oportunidade de desenvolvimento técnico-profissional na região Norte. O Amazonas possui um cenário propício para a ampliação da inovação do design, no entanto, as micro e pequenas empresas necessitam ainda, do desenvolvimento de pesquisas projetos inovadores neste campo.

Segundo dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (ANPROTEC) de 2003, houve um crescimento de quase 100% em relação ao número de empresas incubadas de 2001 até o ano analisado. Tal crescimento pode significar um possível aumento da concorrência entre as empresas demandantes dos produtos e serviços da área bem como de uma maior exigência do mercado consumidor.  

Entre as áreas de atuação da incubadora estão: desenvolvimento de embalagens para o setores de cosméticos, fitoterápicos e alimentícios; desenvolvimento de programação visual para os setores produtivos; elaboração de home-pages; e design de produtos. 

O projeto está na fase de capacitação de gestores e na elaboração do plano de negócios. No segundo semestre deste ano está previsto o lançamento do edital de convocação das empresas a serem incubadas.  

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *