Microfone ecológico produzido no AM concorre ao prêmio de sustentabilidade em SP
11/04/2013 – O empresário Job Cruz de Pinho, da empresa Alô Som Componentes Eletrônicos da Amazônia, é um dos três finalistas do 3º prêmio Fecomercio de sustentabilidade em São Paulo (SP). A premiação ocorrerá nesta quinta-feira (11/04), às 20h, na Federação do Comércio de São Paulo, situada na Rua Primo Barreto, Bairro Bela Vista, em São Paulo.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
"A indicação representa uma oportunidade para divulgar a empresa, voltada à produção de instrumentos musicais, especificamente do microfone ecológico. Nossa empresa entra no mercado de São Paulo realizando parcerias com outras do mesmo segmento. Mesmo que não consigamos conquistar o prêmio, sinto-me vitorioso. Com isso, agrego experiência profissional", disse Pinho.
Em novembro de 2012, o empresário destacou-se por desenvolver um microfone, que utiliza resíduos de madeira na composição da base. Na ocasião, ele conquistou o prêmio Finep de Inovação-Região Norte na categoria Inventor Inovador.
O projeto ‘Falando com a Floresta’ recebeu financiamento de R$ 182,5 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio á Pesquisa em Empresa subvenção Financiadora de Estudos e Projetos (Pappe Subvenção/Finep Amazonas).
O objetivo da iniciativa é reaproveitar a madeira que se destinava aos lixões de Manaus para a produção de microfones com a base composta de resíduos de madeira. Na fabricação do produto também foi utilizado um anel de vedação feito com garrafa Pet. Já a parte superior do microfone foi produzida com caroço de tucumã seco.
Sobre o Pappe Subvenção/Finep Amazonas
O Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas apoia, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (Secti), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Sebrae-AM.
Redação – Isiane Chaves
Edição – Eliena Monteiro
Agência Fapeam