Cartilha explica forma de manejo de sementes nativas
Preocupado com a redução da biodiversidade e com a possível extinção de algumas espécies vegetais nativas, um grupo de pesquisadores do departamento de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou a pesquisa "Estudos Morfológicos e Tecnológicos para Inclusão das Espécies do Gênero Parkia da Amazônia Ocidental".
O objetivo do estudo era identificar a melhor maneira de manejar, conservar e desenvolver o plantio das sementes nativas, com alta sensibilidade. Com essas informações compiladas, os pesquisadores montaram a cartilha e a distribuíram entre produtores do Estado com o intuito de despertar a consciência sobre a importância da utilização correta dos recursos vegetais da floresta.
A cartilha traz dicas de como coletar, armazenar e transportar corretamente o material botânico, qual a melhor época para se fazer a coleta de sementes, e o tipo de fruto de cada árvore e sua finalidade, além de explicar como desenvolver as sementes, produzir mudas e replantar as espécies.
Maiores informações sobre a pesquisa e sobre a cartilha podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto: professora Maria Glória Melo (mgmelo@uea.edu.br) e professora Ângela Mendes (amendes@uea.edu.br)