Menarca antecipada em meninas da Amazônia
A idade da menarca, a primeira menstruação, é um indicador bastante sensível, sob vários aspectos. Marco do ciclo reprodutivo feminino, ela retrata também as condições sociais de determinada população. Além do componente genético, as condições sociais e ecológicas são determinantes para que o evento ocorra mais tarde ou mais cedo.
A partir desse pano de fundo, Hilton Silva, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e Cristina Padez, da Universidade de Coimbra, em Portugal, resolveram investigar vários aspectos do crescimento, desenvolvimento, nutrição e saúde de duas populações caboclas da Amazônia. As comunidades são grupos resultantes da mistura de europeus, africanos e indígenas sul-americanos.
Quando a dupla de pesquisadores tratou os dados sobre a idade da menarca entre as populações de Caxiuanã e Ituqui, ambas no Pará, surgiu uma importante constatação. Entre 1930 e 1980, a primeira menstruação entre as meninas caiu de 14,5 anos para 12,8 anos. O declínio médio por década foi de 0,237 anos.