Fapeam vai oferecer novas bolsas de pós-graduação


cém-formados que queiram ingressar em mestrado e doutorado em qualquer lugar do País. O programa já está inserido no plano de ação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), e terá execução da Fapeam – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. Por meio do programa, cerca de 30 bolsas serão concedidas a quem conseguir preencher os requisitos necessários.

A secretária da Sect, Marilene Corrêa, informou que o calendário oficial dos editais da Fapeam vai estar disponível na página eletrônica da instituição (https://www.fapeam.am.gov.br) ainda este mês. Marilene Corrêa explica que os detalhes do programa ainda estão sendo definidos, mas até o segundo semestre deste ano ele já estará sendo implementado. Segundo ela, a Fapeam partiu de um orçamento inexistente para os atuais R$ 53 milhões, referentes ao ano de 2006, e que serão utilizados para fomentar as pesquisas em todo estado.
"O orçamento que a Fapeam detém hoje é resultado de um trabalho comprometido por parte do Governo do Estado que pretende, por meio da pesquisa científica, beneficiar os diversos setores da sociedade. Além disso, nós sabemos que o Governo Federal tem no Amazonas um parceiro forte para início, meio e fim no processo de formação avançada de estudantes e pesquisadores o que, entre outros fatores, vem fortalecendo o apoio que temos recebido em âmbito federal", diz.
Em 2005, a Secretaria de Ciências e Tecnologia investiu mais de 52 milhões em projetos de pesquisa de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável. Por meio da Fapeam, já foram instalados 200 núcleos de Ciência e Tecnologia no interior do estado.O programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Empresas envolve 113 projetos de empresas amazonenses, com recursos de R$ 20,7 milhões em 25 segmentos distintos.
Vinculada à Secretaria de Ciência & Tecnologia, a Fapeam foi criada em julho de 2003 e busca fomentar a pesquisa e investir na formação de recursos humanos para atuar em setores estratégicos, o que deve estimular também a área econômica e social no estado.

foto_fapeam_47 MOMENTO HISTÓRICO

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *