Público do Fórum Social Mundial é estimado em 120 mil
O Fórum Social Mundial 2005 (FSM), realizado na cidade de Porto Alegre, nos dias 26 a 31 de janeiro tem um público estimado de 120 mil pessoas. Haverá pelo menos, duas mil atividades propostas por 5.700 organizações de mais de cem países. O credenciamento para as atividades do fórum pode ser feito a partir do dia 22.
O FSM é um espaço aberto de encontro para reflexão, debate democrático de idéias, formulação de propostas, troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. O FSM se propõe a debater alternativas para construir uma globalização solidária, que respeite os direitos humanos universais, bem como de todos os cidadãos e cidadãs em todas as nações e o meio ambiente, apoiada em sistemas e instituições internacionais democráticos a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos.
FSM 2005
Para a edição de 2005 foi feitos um amplo levantamento, com a participação de 1.860 entidades, para a escolha dos temas essenciais a serem tratados no evento. Foram decididos 11 espaços temáticos para agrupar os maiores debates.
Nos dias do evento, também serão realizados na capital gaúcha o Fórum Mundial da Saúde (dias 23 e 24), o Fórum Mundial Sindical e o Encontro Internacional da Juventude (ambos nos dias 25 e 26).
Também deverão ser lançadas grandes campanhas, como a Luta contra a Alca, a Luta contra a dívida pública, o Direito à Água e a Campanha pela Quebra de Patentes nos Medicamentos, além da defesa do uso do software livre, segundo o Comitê Organizador Brasileiro.
Para mais informações sobre o evento, como as atividades a serem realizada, pelo site www.forumsocialmundial.org.br.