Projetos receberão R$ 800 mil para divulgação da ciência no Amazonas


08/04/2013 O incentivo à pesquisa ganha força na capital e no interior do Amazonas. Somente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vai investir R$ 800 mil em ciência, por meio do edital 018/2012 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Ao todo, 21 projetos foram aprovados pelo edital. Entre as propostas contempladas está a da doutora em Ecologia Aplicada pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), Viviane Vidal da Silva.

Segundo a professora, o projeto identificado como ‘Passeando pela Ciência’ tem como objetivo divulgar a produção científica produzida no  IEAA  e contribuir para que a população possa entender a ciência  como  resultado de um processo de construção do conhecimento. O trabalho também tem a missão de aproximar a ciência da comunidade acadêmica e do público em geral de Humaitá, município localizado a 590 quilômetros de Manaus.

Para alcançar os objetivos, o projeto ‘Passeando pela Ciência’ vai mostrar, por meio de exposição, a evolução da ciência ao longo dos períodos históricos. Além da exposição, os alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Ufam irão expor os trabalhos desenvolvidos na instituição para a classe acadêmica e comunidade.

      /

Segundo a pesquisadora, o projeto também visa contribuir para a formação dos licenciados em biologia, química, física e matemática do IEAA. "Pensamos em colocar professores e futuros professores mais próximos da realidade da ciência e integrar a universidade com as escolas locais, já que em nosso Instituto existem quatro cursos de licenciaturas", explicou Silva.

A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com os professores dos Cursos de Biologia e Química, Rúbia Darivanda da Silva Costa, Jorge Menezes e Alexandre Mascarenhas, o professor de Física e Matemática, Wanderlei Mendes Ferreira e do professor do Curso de Agronomia, Milton César.

Sobre o  POP C, T&I

O Programa de Apoio de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Para outras informações sobre o programa, clique aqui.

Imagem  2: Orla e Instituto de Educação, Agricultura  e Ambiente – UFAM de Humaitá (Foto: Divulgação)

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • CAIXA DE SUGESTÕES FAPEAM

    qrcode_baner_decon_ouvidoria

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New