Estudo aponta nova doença de pele pós radioterapia
01/04/2013 – Com o objetivo de estudar e descrever a incidência de casos de doença de pele, que surge de maneira incomum em pacientes com câncer de colo de útero em tratamento com radioterapia, foi desenvolvida uma pesquisa na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas (FCecon) . O trabalho intitulado ‘Prurigo pós radioterapia – Descrição clínica de uma nova dermatose’ foi realizado pela estudante de Medicina Cristiane de Oliveira Santarém, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação do professor e dermatologista Fábio Francesconi.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para o estudo foi realizada, primeiramente, revisão bibliográfica e coleta de dados em prontuários de pacientes do período de janeiro de 2006 a agosto de 2011. O resultado da pesquisa identificou o prurigo estrófulo em 21 mulheres em tratamento contra o câncer, nas idades entre 31-40 anos e 50-70 anos.
O prurigo é uma condição dermatológica comum na infância que se caracteriza pela presença de pequenas lesões e está relacionada com hipersensibilidade à picada de mosquitos.
O trabalho foi apresentado durante a 1ª avaliação parcial do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC-2012/2013) realizado nos dias 21 e 22 de março na FCecon. Cristiane Santarém teve o apoio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui
Manoela Moura – Rádio com Ciência
David Simplício – Edição de Áudio
Agência FAPEAM