Pesquisas de mestrado recebem incentivo de R$ 800 mil do Governo do Amazonas


26/03/2013 – Iniciativas do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), contribuem para o avanço da pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento.  Uma das ações é o Programa  de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Mestrado) – Fluxo Contínuo. O Edital 003/2013 do Programa contemplou 18 propostas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O edital vai disponibilizar o valor equivalente a R$ 800 mil em bolsas e auxílio-pesquisa. Os 18 projetos serão desenvolvidos nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica Designer, Química, Demografia, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação e Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Design e Expressão Gráfica. Os pesquisadores terão o prazo de 24 meses para a conclusão da pesquisa.

Os contemplados irão cursar mestrado em instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras.

Entre os contemplados está o pesquisador Alan Ferreira Pinheiro Tavares. Ele vai cursar mestrado na área de Engenharia Mecânica na Unicamp, onde desenvolverá a pesquisa ‘Maca para Transporte de Crianças em Ambulâncias para Crianças de Um até Doze anos’.

Por meio de testes de impacto, o projeto vai verificar a retenção da criança no caso de uma colisão automobilística. O trabalho envolve o estudo do comportamento biomecânico de crianças de um até doze anos, especificamente voltado para a retenção das mesmas em macas.

Serão realizados estudos teóricos e experimentais do pulso de impacto em simulações de colisões automobilísticas, utilizando-se manequins representativos de crianças.

"Com o resultado, esperamos verificar a forma de impacto causado durante o transporte de crianças em macas de ambulâncias,  uma vez que essas macas  são feitas para transportar adultos. Como teste, utilizaremos diferentes  arranjos físicos de latas de alumínio, como elemento absorvedor de impacto para, assim, verificar  qual o processo adequado para a retenção no momento de impacto", explicou o pesquisador.

Na opinião de Tavares, o RH-Mestrado é um dos programas que mais contribuem para a pesquisa no País. "Acho um excelente projeto realizado pela FAPEAM, sendo que a bolsa concedida possui um dos maiores valores do Brasil e tem grande relevância para a pesquisa no Estado e no País", finalizou.

Sobre o RH-Mestrado

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que visa conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD.

Para acessar a lista com o nome dos contemplados, clique aqui.

Outras informações sobre o edital, clique aqui.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • CAIXA DE SUGESTÕES FAPEAM

    qrcode_baner_decon_ouvidoria

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New