Pesquisas do AM serão destaque no Congresso Mundial de Leishmaniose


25/03/2013 Em 2013, o Brasil irá sediar, pela primeira vez, o Congresso Mundial de Leishmaniose (Fifth World Congress on Leishmaniasis), que acontece no período de 13 a 17 de maio, em Porto de Galinhas (PE). O evento reunirá estudiosos  do assunto, o que permitirá a integração de áreas como epidemiologia, clínica, biologia celular e molecular, imunologia, diagnóstico, terapêutica, prevenção e controle.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), vai conceder passagens aéreas a dois pesquisadores, via Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), que irão apresentar trabalhos no evento.

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Liliane Coelho da Rocha Nery, foi contemplada no Edital 001/2013 do Pape. Na oportunidade, a doutora em biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai apresentar a pesquisa intitulada ‘Protein Profile of the Midgut of Female Lutzomyia (Nysssomyia) Umbratilis’.

Conforme Nery, o trabalho mostra os primeiros estudos sobre o conjunto de proteínas que formam o intestino médio da principal espécie vetora de leishmaniose tegumentar do Amazonas. "A partir desse conhecimento será possível realizar estudos mais específicos sobre a interação vetor-parasita, o que contribuirá para a melhor compreensão da epidemiologia da doença”, explicou.

Para a pesquisadora, a participação no evento servirá para trocar experiências com estudiosos de todo o mundo. "Será um evento que trará os últimos avanços na área de estudos relacionados à epidemiologia e controle da doença e isso contribuirá para o crescimento e consolidação de estudos aqui no Brasil", afirmou.

De acordo com Nery, o apoio da FAPEAM é fundamental para a participação de pesquisadores em eventos de nível nacional e internacional.

"Vivemos em uma área de difícil acesso, em que os meios de transporte para outros estados e países são de alto custo, e isso inibe a participação nesses tipos de eventos. A FAPEAM vem desta forma ajudando a divulgar os conhecimentos gerados em nosso Estado e que são de relevância mundial", frisou.

Sobre o Pape

O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.

Janaina Karla – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *