Estudantes do PCE aprimoram hábitos de leitura utilizando música e poesia


06/08/2013 Mais de 40% dos alunos que concluíram o 3º ano do Ensino Fundamental não têm o aprendizado em leitura esperado para essa etapa, apontou o resultado da primeira edição da Prova ABC, divulgado em 2011. Esse quadro preocupante motivou o professor de História, Kleber Silva, a desenvolver o projeto ‘Poesia e música como instrumentos para melhoria da aprendizagem’, na Escola Estadual Alfredo Campos, localizada no conjunto Nova República, Japiim, zona sul de Manaus. A finalidade do projeto é desenvolver hábitos de leitura e habilidades de escrita a fim de melhorar o rendimento e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O projeto, financiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e aprovado no Edital 013/2012 (PCE/Seduc/Semed), nasceu, segundo o professor Kleber Silva, na percepção das dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita. “Na minha disciplina eu sinto na pele essa dificuldade. Muitas vezes, eu tenho que parar o conteúdo que estou ministrando para tentar amenizar essas dificuldades em sala de aula”, relatou.

O projeto está sendo aplicado na Escola Estadual Alfredo Campos, em uma turma de 9º ano, do turno vespertino, durante a semana e aos sábados pela manhã. De acordo com Silva, inicialmente, o estudo será desenvolvido nas aulas de ensino das artes, mas, também possui caráter interdisciplinar com as disciplinas de língua portuguesa e língua estrangeira moderna.

Benefícios e participação dos alunos

O projeto ‘Poesia e música como instrumentos para a melhoria da aprendizagem’ pretende procurar novos caminhos para facilitar a aprendizagem por meio da utilização da música e da poesia nas aulas, aproximando o ensino da realidade do aluno e, ao mesmo tempo, estimulando o hábito e o prazer da leitura nos alunos.

“Acredito que tanto a leitura quanto a escrita são ferramentas básicas indispensáveis para a formação intelectual do ser humano”, disse o professor Kleber Silva. Ele destaca também que o projeto vai possibilitar que os alunos bolsistas conheçam a metodologia do trabalho científico, pois eles realizarão pesquisas bibliográficas, apresentação de relatórios, entre outras atividades.

“Sem o apoio da FAPEAM, não seria possível realizar o projeto, pois os recursos financiados proporcionam, à escola, aquisição de bens que serão utilizados como suportes no processo de ensino e aprendizagem, propiciando a abertura para novas formas de ensinar”, destacou Silva.

Etapas da pesquisa

O projeto teve início no mês de maio e vai ser desenvolvido até outubro de 2013. De acordo com o professor, inicialmente, houve uma reunião para planejar ações e atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto e para discutir objetivos e metas a serem alcançados.

Em seguida, os integrantes do projeto fizeram um levantamento bibliográfico sobre o tema ‘poesia e música’ em sites, livros, revistas e outras fontes de pesquisa. A coleta dos dados é realizada através de questionário bimestral respondido pelo professor de língua portuguesa da escola.

“A equipe também observará a participação e o interesse da turma no momento da realização das atividades de ‘videokê’ e declamação de poesias, que serão realizadas uma vez por semana”, explicou.

Os alunos do 9º ano também serão incentivados e orientados a escreverem as suas próprias poesias para apresentarem em sala de aula.

No encerramento do projeto, será realizado um recital de poesias, em que as produções dos alunos serão apresentadas juntamente com apresentações de músicas, de ritmos variados. “Ao final, será realizado um seminário no qual serão apresentados os resultados do projeto”, disse.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio ou da educação profissional de jovens e adultos, a fim de envolvê-los em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Foto: Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *