Produtividade de soja ganha reforço com manejo do solo


25/03/13 – O manejo correto do solo é uma prática fundamental para as lavouras brasileiras. Com essa técnica é possível conservar o solo e a água, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, além da preservação do meio ambiente. O Prosa Rural desta semana fala sobre o manejo do solo para aumento da produtividade de soja e tem a participação do pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), Henrique Debiase, e do produtor rural de Mauá da Serra (PR), José Yamanaka.

 Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O fundamento de um bom manejo de solo é a adoção do Sistema Plantio Direto (SPD) aplicado em sua totalidade. A aplicabilidade envolve quatro princípios básicos: o mínimo revolvimento do solo, a cobertura permanente, a rotação de culturas e a permanência no sistema, tendo em vista que os benefícios do SPD ocorrem em médio ou longo prazo.

Nos últimos quatro anos, estudos da Embrapa demonstraram que as áreas de plantio convencional produziram em média 1.500 kg/hectare, enquanto as de plantio direto 3.500 kg/hectare. A comparação foi feita usando a mesma cultivar e a mesma época de plantio. A diferença se deve, principalmente, ao empobrecimento e à compactação do solo, decorrentes de perdas por erosão e de matéria orgânica, em função da baixa cobertura e do revolvimento excessivo do solo.

Saiba mais sobre o manejo do solo para aumento da produtividade de soja ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Ouça o Programa Prosa Rural, clique 

aqui.

 

 

Fonte: Embrapa

 

Mais notícias>>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *