Edital do Pró-Acervo vai incentivar organização de documentos públicos e privados do AM
22/03/2013 – Instituições sediadas no Amazonas terão incentivo para organizar, conservar, restaurar, digitalizar e microfilmar seus acervos documentais. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que lançou o Edital 010/2013 do Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas (Pró-Acervo).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Programa recebe propostas até o dia 20 de maio. De acordo com o edital, será destinado um montante de R$ 1 milhão para o custeio de despesas, capital e bolsas. As propostas devem ter valor máximo de até R$ 300 mil e devem ser executadas no prazo máximo de 24 meses.
O edital considera acervo documental toda documentação existente em arquivos públicos ou privados voltada ao interesse público. Entram na lista: documentos manuscritos ou impressos, livros, imagens, jornais, revistas, publicações, materiais audiovisuais, documentos históricos.
O Programa também visa a preservação e conservação de documentos de interesse estratégico para a pesquisa e divulgação científica do Estado.
Documentação e inscrições
Os interessados deverão entregar a documentação até o dia 20 de maio, no horário de 09h às 13h, no protocolo da FAPEAM. Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado, por meio de carta de encaminhamento à Diretoria Técnico-Científica, em duas vias impressas, constando a seguinte referência: Confidencial FAPEAM/DITEC/DEAP proposta para Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas – Pró-Acervo/Nome do Proponente.
Pró-Acervo
O Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, projetos institucionais de conservação de acervos documentais em seus diferentes suportes (textuais, audiovisuais, iconográficos, fotográficos, entre outros), visando melhorar as condições de acesso ao público e pesquisadores.
Para acessar o edital, clique aqui.
Janaina Karla – Agência FAPEAM