Literatura infantil é utilizada para o ensino de ciências
20/03/2013 – Um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve por objetivo promover o ensino diferenciado por meio da articulação entre as ciências e a literatura. O projeto intitulado ‘A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências nos anos iniciais’ foi desenvolvido pela estudante de Pedagogia da Ufam, Érica Fritz, sob a orientação da Professora Mestre em Educação, Arlene Araújo Nogueira.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa foi aplicada com a turma do 4º ano da Escola Estadual Raio de Sol, no Conjunto Nova Cidade. A história ‘A sementinha bailarina’, de Isa Ramos de Azevedo, foi utilizada para ensinar o processo de germinação das plantas por meio da contação de história.
O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro na Ufam.
Erica Fritz foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM