FHemoam e UEA inauguram primeira turma de mestrado em Hematologia do Amazonas
15/03/2013 – A Fundação Hospital de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu na manhã de quinta-feira, (14/03), a solenidade de abertura do ano letivo da 1ª turma do Curso de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Hematologia do Estado.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Além dos 16 alunos que integram a primeira turma do Curso, participaram da solenidade o diretor da FHemoam, doutor Nelson Fraiji, o Reitor da UEA, professor doutor José Aldemir e a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão.
Na avaliação de Fraiji, o curso apresenta avanços tanto para FHemoam como para as instituições parceiras. “Percebendo que o seu papel diante da sociedade não tem que ser apenas a prestação de serviço, a Fundação tem, concomitantemente, se dedicado à formação de recursos humanos em parceria com o governo do Estado e com as universidades”, frisou.
Para a titular da FAPEAM, Maria Olívia, o curso surge com a missão de transformar o cenário da pesquisa em saúde no Amazonas. “Sem a formação de recursos humanos, não temos a ciência, pois ciência não se faz sem pessoas formadas, capacitadas para atuar nesse cenário”, destacou.
O reitor da UEA, José Aldemir, confirmou que as parcerias entre o governo do estado e as universidades são fundamentais para avalancar o ensino e a pesquisa na região. “Os cursos de pós-graduação têm maior destaque quando surgem a partir da união e iniciativas dos professores em elaborar a proposta e aplicá-la à sociedade. A formação de recursos humanos tem impacto direto na qualidade do serviço e do atendimento”, declarou.
Expectativa
De acordo com a farmacêutica e estudante do curso, Mikaela Pontes, a expectativa é aprimorar o conhecimento profissional por meio do curso. "Eu espero muito aprendizado e bastante êxito por meio dessa especialização. O curso é pioneiro no Estado. Então, vai abrir muitas portas, inclusive a preparação para o curso de doutorado na área de hematologia", disse a estudante.
Foto 02: Diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, fala sobre avanços na área da saúde no Amazonas (Ricardo Oliveira/Agência FAPEAM)
Foto 03: Primeira turma do mestrado em hematologia do Amazonas (Ricardo Oliveira/Agência FAPEAM)
Janaina Karla – Agência FAPEAM