Livro busca consolidar pesquisa em comunicação na Amazônia
28/02/13 – Com o objetivo de viabilizar publicações que consolidem a pesquisa em comunicação na região amazônica será lançado, no dia 07 de março, o livro ‘Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação’. A solenidade vai ser realizada às 15h, no Auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A obra é resultado da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pará (Ufpa). A edição é da Editora Universitária da Ufam (Edua) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Os professores Gilson Vieira Monteiro, Maria Emília Abbud e Mirna Feitoza foram os responsáveis pela organização da coletânea que é dividida em três parte. A primeira apresenta ferramentas conceituais capazes de auxiliar na compreensão de ecossistemas comunicacionais de alta complexidade; a segunda congrega cinco estudos empíricos que buscam evidenciar sistemas e ecossistemas na comunicação e a terceira é uma seção que contém uma amostra da densidade de relações envolvidas nos objetos comunicacionais em contexto amazônico.
A coordenadora do PPGCCOM, Profa. Mirna Feitoza, explicou a importância da divulgação das pesquisas realizadas em comunicação nos âmbitos local, regional e nacional. "Por ser o primeiro livro do programa é uma oportunidade de divulgar as pesquisas que são realizadas aqui. Além disso, temos apenas 2 cursos de pós-graduação da área na região Norte, e 27 cursos espalhados na região que estão formando profissionais que podem fazer sua formação em Manaus ou Belém. E com a publicação do livro, os programas entram no cenário nacional por meio da divulgação de suas pesquisas", ressaltou.
O PPGCCOM, ao longo de 5 anos, já formou 29 mestres em Ciências da Comunicação. De acordo com o fundador do Programa, Prof. Gilson Vieira Monteiro, a publicação contribui para o crescimento do curso. "As publicações significam que o Programa começa a consolidar-se. Foram anos difíceis, pois é uma área nova, mais teórica. Na verdade, estamos construindo teorias e vamos seguir com a parceria com o Pará", apontou.
Mirna Feitoza destacou ainda que um segundo livro de coletâneas sobre os processos comunicacionais já está sendo produzido por professores, alunos e egressos do Programa. "Foi uma chamada em nível nacional, recebemos contribuições de outros Estados, o que é muito importante, pois legitima a nossa ação. O nosso objetivo é trabalhar na divulgação das pesquisas que estão sendo feitas aqui. Ainda não conseguimos lançar os livros das dissertações, mas esse é um objetivo que temos", disse Feitoza.
Autores do livro
Camille Nascimento Silva, Célia Regina Simonetti Barbalho, Cláudia Guerra Monteiro, Cláudio Manoel de Carvalho Correia, Denise Bezerra Rodrigues, Denize Picolotto Carvalho Levy, Gilson Vieira Monteiro, Ítala Clay de Oliveira Freitas, Jane Santos Dantas, Jonas da Silva Gomes Júnior, Judy Lima Tavares Sales, Julieth Corrêa Paula, Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud, Manuel José Sena Dutra, Mirna Feitoza Pereira, Netília Silva dos Anjos Seixas, Philippe Sendas de Paula Fernandes, Rosa Luciana Pereira Rodrigues, Sérgio Augusto Freire de Souza, Soriany Simas Neves, Sylker Teles Silva, Tatiana Brandão Fernandes, Valter Frank de Mesquita Lopes e Walmir de Albuquerque Barbosa.
PPGCCOM
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam começou suas atividades em março de 2008, sendo o primeiro mestrado acadêmico de Comunicação da região Norte a ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os estudos concentram-se na área dos ecossistemas comunicacionais, campo de estudos voltado à investigação da complexidade envolvida nas práticas comunicativas conformadas nos diversos ambientes da cultura. As pesquisas estão organizadas em duas linhas: Redes e processos comunicacionais (Linha 1) e Linguagens, representações e estáticas comunicacionais (Linha 2).
Para saber mais sobre o PPGCCOM/Ufam, clique aqui.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM