Você costuma ser crítico em relação à fonte dos conteúdos que lê na internet?


26/08/2013 – As novas tecnologias têm revolucionado o fluxo de informações e notícias que chegam ao usuário da rede mundial de computadores. Tendo à mão smarthphones e tablets superpotentes, o usuário conectado às redes sociais e ao universo online está sempre rodeado de centenas de notícias de seu interesse ou que são compartilhadas por amigos em comum.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Porém, nessa massificadora e abrangente “agência de notícias virtual”, há todo o tipo de conteúdo, notícias verdadeiras, falsas manchetes e notícias infundadas, que podem acabar contribuindo para a desinformação do público leitor.

Segundo a mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Judy Tavares, as pessoas ainda são muito “inocentes” em relação ao conteúdo informado em rede e tendem a confiar em tudo o que leem.

“A verdade é que uma boa parte das pessoas que não têm essa preocupação em averiguar a confiabilidade da fonte acaba acreditando na informação. Não precisa ir longe, vamos pensar nos autores, Clarice Lispector – famosa por levar crédito em várias frases e pensamentos na rede – nunca disse tanta coisa. E esse é um aspecto muito sério, pois contribui para o compartilhamento de informações falsas”, disse.

Outro ponto ressaltado pela professora é que a ciência e os órgãos de CT&I sempre atribuem critérios de confiabilidade aos conteúdos produzidos, como o crédito das fontes de apuração de determinada pesquisa. “Porém, uma grande maioria de leitores, tem preguiça de checar as informações atreladas ao texto lido, o que colabora para o excesso de informações falsas na rede”, afirmou.

Dentro deste tema, o Você Opina quer saber: Você costuma ser crítico em relação à fonte dos conteúdos que lê na internet?

Jesua Maia – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *