Estudantes de iniciação científica apresentam relatórios parciais do Paic e Pibic
01/02/2013 – Visando cumprir o calendário anual dos Programas de Iniciação Científica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estará realizando uma jornada de apresentações dos resultados parciais obtidos pelos estudantes bolsistas dos Programas de Iniciação Científica – Paic e Pibic.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O evento está previsto para acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 8h às 17h no auditório Caiaué, na Embrapa Amazônia, localizada na Rodovia AM-010, quilômetro 29, zona rural.
De acordo com a doutora Regina Quisen, do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da instituição, há quase uma década que a Embrapa desenvolve em sua programação institucional, o Programa de Iniciação Científica com o objetivo de proporcionar ao aluno de graduação a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, assim como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisas.
O programa é coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa Amazônia Ocidental (Cibe) e é voltado para alunos de graduação. Quisen explica que o programa serve de incentivo à formação de novos pesquisadores e à participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, assim como individual e continuada. ”Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, com vistas à continuidade da formação acadêmica do aluno, de modo particular na pós-graduação”, concluiu.
No geral, 41 projetos estão sendo desenvolvidos na instituição. Desse total, 30 recebem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e os 11 restantes contam com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic).
Quisen explica que o seminário tem como objetivo realizar uma avaliação preliminar dos bolsistas quanto à compreensão do trabalho proposto, o nível de conhecimento adquirido e a participação efetiva nas atividades programadas.
De acordo com ela, o evento tem grande importância para os alunos, uma vez que a maioria deles estará pela primeira vez apresentando trabalhos em público, uma atividade de grande relevância para a vida acadêmica.
“Os resultados fazem parte de projetos desenvolvidos pela Embrapa em diferentes áreas de pesquisa por alunos bolsistas de diferentes períodos dos cursos de graduação de agronomia, engenharia florestal e biologia, de instituições públicas e privadas da cidade de Manaus, em diferentes áreas de pesquisas como piscicultura, sanidade de peixes, entomologia, química do solo, silvicultura, cultura de tecidos de plantas, genética molecular de micro-organismos, microbiologia, forragicultura e pastagens, biologia molecular aplicada a recursos genéticos e melhoramento de plantas, fitotecnia, fitopatologia, tecnologia de sementes, plantas medicinais, olericultura, floresta e agrofloresta”, ressaltou.
De acordo com a programação, os bolsistas farão apresentação oral dos resultados parciais das atividades desenvolvidas no período de 1º de agosto de 2012 a 28 de fevereiro de 2013, assim como a entrega dos relatórios tanto impresso quanto digital.
O prazo para a entrega do relatório é até o dia 22 de fevereiro com uma cópia impressa outra digital, esta última deverá ser enviada para o email regina.quisen@embrapa.br.
Outras informações clique aqui.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas, desenvolvido pela FAPEAM em parcerias com instituições de ensino e pesquisa no Amazonas, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM