Parceria entre FAPEAM e IEL estimula a difusão e a transferência de conhecimento
28/01/2013 – Uma parceria firmada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) vem expandindo de forma significativa o cenário da transferência de conhecimento gerados em instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Desde 2004, o Bitec vem contribuindo para a implantação de pesquisa e desenvolvimento em nível nacional, favorecendo a competitividade e incentivo à inovação empresarial. No Estado do Amazonas, o IEL executa o projeto em parceria com FAPEAM desde 2009, o que tem garantido a participação de alunos e professores por meio de bolsas que incentivam a execução de projetos nas áreas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e gestão.
De acordo com a superintendente do IEL, Kátia Meirielle de Araújo, a ideia da parceria surgiu a partir das necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas em gerarem soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e ampliem a produtividade da empresa.
“Através da necessidade de aproximar as universidades e a cadeia produtiva, surgiu o Bitec para unir esses atores e levar soluções, antes jamais pensadas”, explicou.
Segundo Araújo, as bolsas propiciam a vivência profissional aos estudantes de nível superior e/ou superior tecnológico sob orientação dos seus professores nas demandas de micro e pequenas empresas no ramo da indústria, comércio ou serviços, mediante execução de projetos, reconhecendo e divulgando as melhores práticas dos mesmos e de seus participantes nas micro e pequenas empresas.
“Com isso, pretendemos estreitar os laços do setor produtivo e acadêmico, propiciando novos padrões de relacionamento entre eles”, frisou.
A titular também ressalta que, para este ano a expectativa é expandir o número de bolsas, já que em 2012 houve um grande número de inscrições que não foram atendidas.
Parceria FAPEAM
Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, a parceria aproxima o estudante do empresariado abrindo um canal de conhecimento no qual o aluno trabalha com um gargalo concreto da empresa.
“O grande desafio brasileiro é nós transformarmos o conhecimento em riqueza e o Bitec é a demonstração que isso é possível. De maneira efetiva, o estudante precisa estar muito próximo do empresário para que ele perceba que ele é capaz de lhe ajudar a derrubar os gargalos empresariais que sua empresa sozinha não seria capaz de transpor”, disse Maria Olívia Simão.
Sobre o programa
O Bitec abrange temas como: Gestão Empresarial, Biotecnologia, Gestão Tecnológica, Produção de Design e Marketing, Engenharias, Informação e Comunicação, Energias Renováveis e Eficiência Energética, Gestão de Riscos, Gestão de Projetos, Controle e Processo Industriais, Tecnologia, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Controles e Processos Industriais, Produção Alimentícia, Nanotecnologia, Logística, Agronegócios, Controles Estatísticos do Processo e do Produto, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Negócios, Ferramentas de Gestão da Tecnologia, Gestão da Inovação com foco em pesquisas estruturadas, Saúde e Segurança do Trabalho, Tecnologia para adequação de equipamentos de navegação fluvial, Sistemas de Comunicação por Satélite, entre outros.
O Plano de Trabalho dos Bolsistas abrange diagnósticos, mapeamentos, protótipos, software, pesquisa, teste, manual.
Podem participar da iniciativa estudantes com bom desempenho escolar, regularmente matriculados em cursos de graduação ou Superior Técnico de instituições públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação; professores universitários orientadores; Micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio ou de serviços, também inseridos em Arranjos Produtivos Locais (APLs), além de cooperativas e empresas incubadas de base tecnológica.
Mais informações com o IEL, ou através do contato (92) 3233-4772 ou 3233-4372.
Janaina Karla – Agência FAPEAM