Estudo aborda e aproxima lendas brasileiras e argentinas


28/01/2013 – Um estudo realizado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pretende contribuir para a valorização da cultura de tradição oral e divulgá-la entre as gerações mais jovens, além de responder a questões sobre a existência e origens de fatos e seres lendários. A pesquisa intitulada ‘Lendas: uma aproximação entre versões de um mesmo continente’ foi realizada pela estudante de Pedagogia da Ufam, Rosane Cristina Reis Rabelo sob a orientação da professora doutora em Linguística e Letras, Antônia Silva de Lima.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O estudo identificou pontos comuns e diferentes entre as lendas brasileiras e argentinas, tendo como ponto de referência os elementos universais: fogo, terra, água e ar. As lendas brasileiras analisadas foram: ‘Ipuna-Caá – A soberana dos lagos’ (Vitória-Régia), ‘O roubo fogo’, ‘Lenda de Mani’ e o ‘Uirapuru’. E as lendas argentinas foram: ‘O Uapé’, ‘Os chiriguanos e o fogo’ (Los Chiriguanos y el fuego), ‘A sombra de Ombú’ (La sombra Del ombú) e ‘A tristeza do urutaú’ (La tristeza del urutaú).

Os pontos analisados foram o cenário, as personagens, as sequências das histórias, a projeção das ações das personagens, tendo como fundamentação a teoria de Vladimir Propp, autor do Método Morfológico do Conto Maravilhoso.

O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic), realizado na Ufam.

Rosane Rabelo foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sobre o Paic

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Ouça a reportagem completa, clique aqui.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *