Projeto está restaurando documentos históricos do TJAM
25/01/2013 – Documentos antigos podem revelar muito sobre a história de instituições ou pessoas. Essas provas e informações uma vez coletadas devem ser bem armazenadas para que não se percam. Com objetivo de organizar os documentos históricos do judiciário amazonense, o professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisador James Roberto Silva, está desenvolvendo um projeto de pesquisa para restaurar documentos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Intitulado ‘Documentos históricos do judiciário amazonense: diagnóstico de acervo e organização do Arquivo Permanente do Poder Judiciário do Estado do Amazonas (1833-1933)’, o estudo está sendo desenvolvido desde 2010 na Ufam, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia (PGCT).
O pesquisador esclareceu que o projeto consiste em organizar e recuperar documentos datados entre 1833 e 1933 que estão guardados no acervo permanente do arquivo do Poder Judiciário no Amazonas.
“Vamos realizar um diagnóstico do acervo, comportando etapas e procedimentos característicos da arquivística. Faremos a organização física e a elaboração de instrumentos de pesquisa como guia do arquivo, catálogo e inventário ”, disse Silva.
O objetivo é dotar o arquivo geral do tribunal de condições que permitam acesso do público a seu acervo e recuperação segura dos documentos por meio dos recursos adquiridos por meio da pesquisa. “Durante o diagnóstico do acervo, iremos elaborar um relatório que descreva a tarefa em seus aspectos técnicos e heurísticos”, disse.
Arquivística
A arquivística pode ser utilizada para organização de documentos e acervos de instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos públicos como secretarias de Estado e órgãos da administração direta e indireta.
TJAM tem departamento destinado a restauro
O TJAM tem um departamento denominado de Arquivo Judiciário responsável por promover a gestão arquivística, ordenando e organizando a produção documental do Poder Judiciário no Amazonas. Além disso, o departamento proporciona a rápida recuperação da informação para pesquisas e acesso à população.
O presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho, ressaltou a importância do departamento e disse que haverá ampliação das ações este ano. “Iremos dar continuidade às ações de reparo de documentos antigos nas comarcas do interior do Estado”, disse o desembargador.
Sobre o PGCT
Esse programa consiste em subsidiar a FAPEAM e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) na formulação de estudos integrados e de seu planejamento, de forma a contribuir para o atendimento de seus objetivos institucionais, no apoio ao desenvolvimento e ao fomento de Ciência e Tecnologia para o Estado do Amazonas.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM