Especialistas chamam atenção para os cuidados com o sistema auditivo


17/09/2013 – A tevê no último volume, o telefone celular que não sai da orelha e os fones de ouvido que parecem não “segurar” o som, percebido facilmente por quem está ao redor. Se esses comportamentos fazem parte do seu dia a dia, é melhor começar a se preocupar com a sua saúde auditiva.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

ouvidoSegundo especialistas, esse sentido normalmente só preocupa em situações crônicas, como em uma infecção, mas ele demanda atitudes preventivas, principalmente entre a geração dos eternos conectados.

“A pessoa que não sai do celular durante o dia não imagina os possíveis riscos que as ondas eletromagnéticas dos telefones podem provocar à saúde”, alerta Arthur Castilho, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

No caso dos aparelhos com calibração de fábrica, que impede exposição acima de 80 ou 85 decibéis (dB), o risco pode estar em outros serviços oferecidos pelo aparelho. Por meio dos smartphones, por exemplo, é possível assistir a filmes e escutar música. “Nessa situação, é usado fone de ouvido, ou headphone, e a exposição é maior. Isso pode causar lesão da audição por exposição”, diz Castilho.

Fonte: Correio Braziliense

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *