Ufam oferece curso de licenciatura ao povo Ticuna


17/09/2013 – Comunidade do Feijoal, situada próxima ao município de Benjamin Constant (distante 1.121 qilômetros de Manaus), formada principalmente de índios Ticuna, recebeu a notícia do oferecimento do curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas a partir de 2014. O anúncio foi feito pela reitora da Ufam, professora Márcia Perales, em visita realizada àquela comunidade.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

escola_indigena_700Feijoal possui aproximadamente três mil índios da etnia Ticuna, os quais solicitaram a implantação de cursos de educação superior na comunidade à semelhança do que já ocorre nos municípios de Borba, Maués e Barreirinha, no Amazonas, e Tapajós, no Pará, os quais possuem cursos para atender os povos Munduruku e Sateré-Mawé.

De acordo com a reitora da Universidade, sempre foi intenção da Ufam atender à demanda dos Ticunas de Feijoal, tanto que desde o pedido, uma equipe vinha trabalhando para tornar realidade o desejo dos moradores da comunidade. “Nós trabalhamos junto com a Faculdade de Educação (Faced) tentando ver uma forma de corresponder ao anseio da população do Feijoal. Na época, não havia como atendê-los porque a Faced estava concluindo a licenciatura Mura e tinha iniciado a Munduruku e a Sateré. Então, estávamos respondendo a uma demanda imensa e, agora que os Mura concluíram, nós vimos essa possibilidade de atender essa comunidade,” comemorou a reitora.

Leia a matéria completa aqui.

Fonte: Ufam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *