Pesquisa que avaliou perda precoce de dentes de leite será apresentada em Congresso Brasileiro de Odontopediatria
17/09/2013 – Pesquisa realizada em Manaus demonstrou que a perda precoce de dentes de leite é baixa, mas que os aparelhos mantenedores de espaço são pouco usados nos raros casos identificados, o que pode causar problemas futuros na dentição da criança. Denominado ‘Perda precoce na dentição decídua e o uso de mantenedor de espaço em pacientes de odontopediatria da Universidade do Estado do Amazonas’. A pesquisa foi conduzida pela estudante do décimo período de Odontologia da UEA, Fabrina Pereira Ribeiro, sob a orientação da professora doutora Gimol Benchimol de Resende.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Com o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o resultado da pesquisa será apresentado no 24˚ Congresso Brasileiro de Odontopediatria. O evento será realizado em Brasília (DF), no período de 9 a 11 de outubro.
A pesquisa foi um dos estudos aprovados no Edital 001/2013, referente ao Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). Ao todo, foram selecionados 30 estudos, cujos autores receberão passagens áreas para apresentarem os resultados das suas pesquisas em congressos, jornadas ou reuniões realizadas em outros Estados do Brasil ou em outros países.
Desenvolvida na Policlínica Odontológica da UEA, a pesquisa consistiu na avaliação de prontuários dos pacientes da clínica de odontopediatria atendidos no período de 2010 a 2012, em que foram analisados os pacientes que apresentaram perda precoce de dentes de leite e quais destes faziam uso do aparelho mantenedor de espaço (um aparelho feito sob medida em acrílico ou metal usados com a finalidade de substituir um ou mais dentes ausentes na boca da criança).
“Foram identificados 60 pacientes (18,8%) com perda precoce (dos dentes), nos quais a faixa etária de maior frequência foi de 7 anos, e o elemento dentário mais acometido foi o primeiro molar superior direito, com 16 casos (11,3%)”, disse Fabrina Pereira, destacando que, das crianças que apresentaram perda precoce de dentes, apenas 16 delas (26,7%) faziam uso do aparelho mantenedor de espaço.
De acordo com Pereira, após a análise dos dados foi possível concluir que a prevalência de perda precoce de dentes foi considerada baixa, entretanto, o aparelho mantenedor de espaço foi usado em poucos casos, sendo necessário aplicá-lo com mais frequência a fim de se evitar maloclusões, como são chamados os desvios do encaixe correto entre os dentes superiores e os inferiores.
Os resultados, destaca ela, servem para que profissionais de odontologia, bem como pais, responsáveis e autoridades competentes se sensibilizem sobre a importância dos dentes de leite e, assim, possam implementar programas de prevenção à perda precoce desses dentes e acompanhar de forma efetiva a higiene bucal das crianças.
Apoio da FAPEAM
Segundo a pesquisadora, o apoio dado pela FAPEAM para a divulgação de resultados em eventos científicos de nível nacional incentiva o desenvolvimento de mais pesquisas no Amazonas. “O apoio dado pela FAPEAM é de suma importância, visto que por meio deste (programa, o Pape) é possível realizar a divulgação das pesquisas realizadas no Estado do Amazonas em outras localidades do País”, disse.
Resultado do Pape
Clique aqui para conferir o resultado final da Chamada 4 do Pape, Edital 001/2013.
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM