Estudo avalia aspecto clínico e epidemiológico de pacientes portadores de Hanseníase em Manaus
18/09/2013 – Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), a hanseníase é uma infecção contagiosa que evolui lentamente e os sintomas são diagnosticados por meio de sinais que causam lesões na pele e nos nervos. Geralmente as partes mais afetadas são os olhos, mãos e pés.
Em Manaus, um estudo aponta que, no período de 2011 a 2012, a maioria dos pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta é do sexo masculino, com baixo grau de escolaridade e com idade entre 56 e 57 e que, após o tratamento, apresentaram o reaparecimento da doença (recidiva).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O estudo intitulado ‘Aspecto clínico e epidemiológico de casos de recidiva de hanseníase da Fundação Alfredo da Matta no ano de 2011 e 2012′ foi desenvolvido pelo acadêmico do 7º período do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Israel Santos de Oliveira, sob a orientação da médica dermatologista da Fundação Alfredo da Matta Silmara Navarro Pennini. Oliveira é bolsista do Programa de Iniciação Científica (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), uma iniciativa do Governo do Estado.
Segundo Oliveira, a pesquisa teve como proposta identificar os aspectos epidemiológicos relacionados aos casos de recidiva de hanseníase nos pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta.
O estudo foi descritivo, do tipo retrospectivo dos prontuários dos pacientes com diagnóstico de reaparecimento da hanseníase (recidiva) no período de 2011 a 2012 e que foram notificados junto ao Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). A análise foi realizada com base nos critérios de recidiva do MS. A partir da análise os dados contidos nos prontuários foi criado um banco de dados, gerando-se gráficos e tabelas que descrevem os resultados encontrados.
“O trabalho teve a duração de 12 meses e nesse período pudemos observar que a maioria dos pacientes é do sexo masculino, provenientes da cidade de Manaus, com baixo grau de escolaridade, com média de idade de 56/57 anos. Muitos apresentaram irregularidade no tratamento prévio e, como consequência, apresentavam inúmeras lesões dermatológicas, principalmente inflamação dos nervos (neurite), além das lesões cutâneas que provocam a infiltração da camada superficial da pele assim como mancha e nódulos. A maioria dos pacientes apresentou comprometimento de troncos nervosos, assim como o grau de incapacidade elevado”, pontuou.
O trabalho foi apresentado durante a 5ª Jornada Científica da fundação Alfredo da Mata realizada nos dias 26 e 27 de agosto.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM