Consulta pública sobre impactos de mudanças de clima vai até 17 de janeiro
11/01/2013 – A Secretaria Executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas manterá aberta até o dia 17 de janeiro o processo de Consulta Pública ao Volume 3: Mitigação das Mudanças Climáticas, resultado do trabalho para o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com a Secretaria, o Volume 3 foi feito pela comunidade brasileira que trabalha na área de ciência do clima, seguindo os moldes dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e procura evidenciar as diferentes contribuições naturais e humanas sobre o aquecimento global.
Publicação
O Volume 3 foi elaborado pela comunidade científica do País que trabalha na área de ciência do clima, seguindo os moldes dos relatórios científicos do IPCC, e tem procurado evidenciar as diferentes contribuições naturais e humanas sobre o aquecimento global.
Este processo, longe de trivial, baseia-se na análise de grandes quantidades de dados observacionais e na utilização de modelos climáticos que, apesar de se constituírem no estado da arte atual, ainda apresentam algum grau de incerteza em suas projeções das mudanças futuras de clima e dos seus impactos nos sistemas naturais e humanos.
O Relatório estará disponível para consulta pública no site do PBMC por um prazo de um mês, acompanhado por uma planilha para comentários, através da qual, especialistas e interessados no setor poderão enviar sugestões, correções e observações, que contribuirão para a transparência e a qualidade da versão final do documento.
Mais informações: www.pbmc.coppe.ufrj.br
Fonte: Agência Fapesp