Tecnova incentiva investimento em inovação tecnológica

O programa está disponibilizando o valor de R$ 13,5 milhões para o apoio à inovação tecnológica no Amazonas (Foto: Rosa Doval)
20/09/2013 – Proprietários de micro e pequenas empresas do município de Itacoatiara, localizado a 176 quilômetros de Manaus, terão a oportunidade de investir em projetos de inovação tecnológica. O incentivo vem por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amazonas (Tecnova Amazonas). O Tecnova é uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e Secti/AM em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A importância do Tecnova foi ressaltada pelo chefe do Departamento de Apoio à Inovação da Secti/AM, Domingos Oliveira, durante o lançamento do Edital do programa. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (19/09) no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam-Campus Itacoatiara).
Por meio do Tecnova, as instituições financiadoras estão disponibilizando o valor equivalente a R$ 13,5 milhões para alavancar o setor de inovação tecnológica voltado para as áreas de gás e petróleo, energias alternativas, tecnologia da informação (TI), construção naval, produtos alimentícios, florestais e biotecnológicos e produtos e serviços ambientais.
De acordo com a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Projeto da FAPEAM, Renata Veiga, o Tecnova representa oportunidade de desenvolvimento econômico para o Estado. Possibilita, também, a oportunidade para que micros e pequenos empresários, por meio da subvenção econômica, tirem ideias do papel e as transformem em produtos inovadores.
“O bom é que o Tecnova vai facilitar com recursos financeiros não só as micro e pequenas empresas da capital, as do interior também terão a oportunidade de estar competindo com outras em termos de qualidade e inovação. Esse é o nosso objetivo”, concluiu.
Compareceram ao evento, micro e pequenos empresários, pesquisadores, estudantes e professores, que tiveram a oportunidade de conhecer e ao mesmo tempo tirar todas as dúvidas sobre o Programa.
Microempresário do ramo de movelaria, Winslou Rodrigues Costa acredita que, após conhecer os trâmites para participar do Programa, terá a chance de realizar o sonho de investir na sua própria empresa. “O Tecnova é uma grande oportunidade para nós que queremos investir em inovação. A ideia é bem vinda por todos”, disse.
Na ocasião, o representante da Secti/AM, Domingos Oliveira, informou aos presentes que tanto a Secti/AM quanto a FAPEAM estarão disponibilizando uma equipe para acompanhar os micros e pequenos empresários no desenvolvimento dos seus projetos por meio de visitas técnicas.
Os interessados têm até o dia 24 de outubro para a submissão de propostas. O resultado está previsto para janeiro de 2014. Os projetos terão o prazo de até 24 meses.
O programa conta ainda com a parcerias das instituições Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); Rede Amazônica de Incubadoras (Rami); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para outras informações sobre o Tecnova, acesse aqui.
Rosa Doval – Agência FAPEAM