Secti-AM apresenta o novo cenário da CT&I no Amazonas
24/09/2013 – Apresentar um amplo panorama dos avanços científicos alcançados nos últimos dez anos pelo Sistema Público de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas composto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pelo Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam). Esse foi o objetivo da palestra “Novo mapa da ciência brasileira”, ministrada pelo titular da Secti-AM, Odenildo Sena, durante o encerramento do “Seminário de Avaliação de Políticas Públicas em CT&I”.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Odenildo Sena compartilhou com a plateia alguns dos resultados alcançados desde 2003, entre eles a formação de pesquisadores, o estímulo à pesquisa em todas as instituições (públicas e privadas) e o desenvolvimento de uma política voltada à inovação tecnológica, com destaque para o Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amazonas (Tecnova/AM), lançado recentemente, que investirá R$ 13,5 milhões para apoiar micro e pequenas empresas amazonenses que apresentarem propostas de aperfeiçoamento ou criação de novos produtos ou serviços.
A extensão dos investimentos em CT&I para os municípios do interior do Amazonas também foi um dos assuntos debatidos durante a palestra por Odenildo Sena. Na ocasião, ele destacou os resultados do RH-Interiorização, um programa da FAPEAM, que entre 2007 e 2012, ajudou a elevar o nível de 134 profissionais residentes no interior. “Para se especializar, basta querer, pois nós temos uma instituição que apoia”, destacou.
Contudo, Odenildo Sena afirmou que, mesmo o Governo do Amazonas investindo pesado em CT&I na última década, ainda não houve uma revolução tecnológica na região. “O Poder Público Federal continua não dando a atenção que deveria dar à Amazônia, região estratégica para o Brasil e para o mundo. Fala-se muito em Amazônia, mas pouco se investe na região”, criticou.
Sobre o seminário
O “Seminário de Avaliação de Políticas Públicas em CT&I” foi realizado na última sexta-feira (20) pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no auditório do Senai, localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
O encontro reuniu especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a fim de discutirem a importância, os instrumentos de avaliação e a aplicação das políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação nos setores públicos e privados. A inovação e a produtividade científica no Brasil, assim como uma avaliação dos resultados e os impactos da Lei de Informática no país, também foram alguns dos temas discutidos.
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM