Secti-AM recebe inscrições para o Papo Ciência
30/09/2013 – Pesquisadores interessados em mostrar os seus trabalhos a estudantes da rede pública de ensinos Fundamental e Médio na capital e interior podem se inscrever para fazer parte das ações do Papo Ciência, atividade da programação da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT/2013).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Profissionais de diversas áreas do conhecimento podem realizar palestras, oficinas, teatro e outras iniciativas para apresentar o resultado de suas pesquisas aos estudantes, explicou Luzia Raquel Rodrigues, chefe do Departamento de Apoio à Pesquisa (DAP) da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti-AM). “Pode ser também monografia, resultado de pesquisa, dissertação e teses, sempre dentro de uma linguagem acessível aos alunos”, disse.
Esta é a quarta edição do Papo Ciência. Durante a SNCT do ano passado, 120 atividades do Papo Ciência foram realizadas, no Estado. Para este ano, pesquisadores já se propuseram a levar suas pesquisas aos alunos dos municípios de Manicoré, Itacoatiara e Parintins, por exemplo.
Como participar
Quem estiver interessado em fazer parte das ações do Papo Ciência deve entrar em contato por email (snct.dap@secti.am.gov.br) ou por telefone (92 4009-8111). Após entrar em contato, o pesquisador receberá por email uma ficha de inscrição em que informará o título de sua palestra, a atividade, um breve resumo, o público alvo, o turno e o dia do mês em que está disponível. O pesquisador pode informar, inclusive, o bairro ou zona da cidade onde deseja apresentar seu trabalho. Em seguida, a Secti-AM entrará em contato com as secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do Município (Semed) para identificar as escolas onde as ações podem ser desenvolvidas. A atividade é voluntária e o pesquisador recebe um certificado de participação.
As fichas de inscrição podem ser enviadas até 18 de outubro. As ações do Papo Ciência nas escolas podem ser realizadas de 1º de outubro a 30 de novembro.
“O objetivo é levar as atividades da semana ao maior número de lugares possíveis e atingir vários públicos. Para os pesquisadores, a exposição dos trabalhos é muito importante porque presta conta à sociedade dos investimentos feitos em seus estudos. Também estimula os alunos a tomar gosto pela ciência. Eles percebem que qualquer pessoa pode se tornar um cientista. O Papo Ciência é uma oportunidade de aproximar as pessoas da ciência”, disse.
Exemplos
Romahs Mascarenhas, roteirista da equipe do Maurício de Souza (criador da Turma da Mônica), vai ministrar um curso de desenho para professores da Semed. Ele ensina a criar desenhos a partir de figuras geométricas, e a técnica pode auxiliar os professores a tornar as aulas dinâmicas.
No ano passado, o cartunista ministrou um Workshop de Desenho para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião, no Puraquequara, zona Leste. Na oportunidade, as crianças aprenderam a criar vários desenhos, incluindo expressões faciais, fazendo uso das formas geométricas.
A escritora Ana Peixoto é autora de vários livros infantis e durante a Semana de CT&I do ano passado foi às escolas contar aos alunos uma história que ensina sobre os bichos da Amazônia. Ela leva atores fantasiados de bichos para encenar a história contada.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Cleidimar Pedroso