Pesquisa promove estudo sobre pequenos mamíferos no Amazonas, Amapá e na Guiana Francesa
17/10/2013 – Você sabia que até hoje ainda não conhecemos o número exato de mamíferos que vivem no mundo? Somente na década de 1999 a 2009 foram descobertas 39 novas espécies. Os dados expostos pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria Nazareth Ferreira, revelam a sua motivação em desenvolver a pesquisa chamada ‘Biodiversidade e zoogeografia de pequenos mamíferos no Escudo das Guianas’, contemplada pelo Programa de Cooperação Internacional entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – e L´ Agence Inter-Établissements de Recherche Pour Le Developpement – AIRD.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto visa promover estudos sobre pequenos mamíferos dos Estados do Amazonas, Amapá e na Guiana Francesa. Segundo Ferreira, os principais resultados esperados das pesquisas são o enriquecimento das bases de dados em biodiversidade (local, regional e nacional), a descoberta de novas espécies ainda não descritas e uma melhor compreensão a respeito da história biogeográfica da Amazônia.
“Na porção do Estado do Amazonas inserida no escudo das Guianas, a lista de espécies de mamíferos ainda não é bem conhecida. Entretanto, sabe-se que esta região apresenta afinidades faunísticas com o restante da região da Guiana, formando complexos de espécies crípticas para muitos grupos de animais”, disse.
Espécies crípticas, explica Ferreira, é um termo científico para nomear aqueles animais semelhantes que não são facilmente diferenciados a “olho nu” e, por isso, para serem distinguidos, dependem de estudos como análises moleculares.
“Embora a região em nosso Estado (pertencente ao escudo das Guianas) possua um elevado número de espécies em comum com o restante desse escudo, também deve apresentar particularidades a serem descobertas, incluindo novas espécies”, destacou.
Apoio da FAPEAM
As atividades do projeto serão desenvolvidas no Inpa, no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), em Macapá, no Instituto Pasteur, em Caiena (Guiana Francesa) e na Universidade de Montpellier, na França.
Durante 24 meses a pesquisa receberá, no total, um apoio de mais de R$ 76 mil do Governo do Amazonas, por meio da FAPEAM.
“Esse apoio (da FAPEAM) tem sido fundamental e espero que, com o tempo, se amplie cada vez mais”, disse Ferreira, pesquisadora vinculada ao Programa de Coleções e Acervos Científicos do Inpa e também responsável pela criação e pela curadoria da Coleção de Mamíferos do Inpa.
Sobre o programa FAPEAM/AIRD
O objetivo da cooperação bilateral FAPEAM/AIRD é apoiar a execução de projetos conjuntos de pesquisa, capacitação e inovação no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Amazonas e pesquisadores e professores da França, com ênfase na formação de recursos humanos assim como estimular o intercâmbio de informação científica e a troca de experiências.
Confira a lista da chamada dos contemplados do Edital 014/2013, clicando aqui.
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM