Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


ODENILDO SENA - SNCT -  PARINTINS - FOTO DENISON SILVAN22/10/2013Parintins – Com a presença de centenas de estudantes dos ensinos Médio e Superior, o Governo do Amazonas abriu oficialmente em Parintins a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A cerimônia de abertura contou, também, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Odenildo Sena, do diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e do representante da reitoria da UEA, professor Carlossandro Albuquerque. Na abertura da SNCT, a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, foi representada pelo assessor da presidência da instituição, Edilson Soares.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo Odenildo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a cerimônia de abertura da SNCT foi porque o município detém uma densidade universitária muito forte no interior do Amazonas. Esta pujança em termos educacionais se deve à presença, além da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), de uma rede estadual e municipal de ensino motivada e participativa. “A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, avaliou o secretário.

Durante a palestra Novo Mapa da Ciência Brasileira, proferida na abertura do evento, Odenildo Sena revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.

Para Odenildo Sena, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, capitaneado pela Secti-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa universitária, e o Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), com a pesquisa técnica no nível intermediário. Este sistema também conta com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), tida pelo secretário como sendo uma instituição da mais alta relevância no conjunto. Para demonstrar tal relevância, nas áreas destinadas às atividades da SNCT na UEA de Parintins, os banners dos trabalhos científicos apresentavam, todos eles, a logomarca da FAPEAM, demonstrando a presença inequívoca da instituição na promoção das atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.

Durante estes dez anos, a FAPEAM possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para o de pós-graduação, com a formação de mestres e doutores imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas. Entre as fundações de amparo à pesquisa é a que mais investe recursos na região Norte, com mais de R$ 400 milhões disponibilizados pelo Governo do Amazonas desde 2003. Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores, concentrado na Ufam, e, atualmente, este número se aproxima de 2 mil doutores. “Esse número atual é bom, mas ainda é pouco, porque começamos relativamente tarde a montar nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, por isso temos ainda muita estrada pela frente”, acredita o secretário.

O professor David Xavier corrobora a afirmação do secretário sobre o avanço conquistado pelo Amazonas, pois na UEA, atualmente, a maioria dos professores tem mestrado ou doutorado. “É importante que a comunidade acadêmica reflita acerca da sua produção científica e socialize esses conhecimentos com a sociedade, que é a beneficiária direta de tudo que é produzido na academia”, disse Xavier.

O professor Carlosssandro Albuquerque revelou que a SNCT conta, atualmente, com a participação de todos os centros, núcleos e escolas da UEA, tanto na capital como no interior.  Neste sentido, durante esta semana haverá atividades em todas as áreas do conhecimento, com o envolvimento de 15 mil alunos da UEA. Segundo Albuquerque, essas atividades fortalecem a interiorização da produção acadêmica da universidade e promove a aproximação da UEA com a comunidade amazonense. O professor também destacou a participação das escolas estaduais, municipais e particulares  e a comunidade nas visitas aos estandes nos espaços destinados à SNCT. “Atualmente, a UEA é a maior instituição de ensino com atividades desenvolvidas na SNCT no País”, revelou Albuquerque.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema ‘Ciência, Saúde e Esporte’, escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Serão estimuladas e promovidas em todo o País atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

Denison Silvan – Agência FAPEAM