Estudantes do PCE aprimoram hábitos de leitura e escrita utilizando o blog
23/10/2013 – Muito se fala do poder da leitura e de como a escola é um lugar privilegiado para estimular nos alunos o hábito de ler. Entretanto, pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e do Instituto Pró-Livro mostram que 45% da população não lê nenhum livro por ano (desses, 53% admitem “não ter interesse” e outros 42% alegam “ter dificuldade”).
A professora de língua portuguesa, Hendrika Costa, está fazendo a sua parte para mudar esse quadro coordenando o projeto chamado ‘A leitura, interpretação e contextualização da notícia na escola através do ambiente de mídia’ na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na Av. Leopoldo Peres, Educandos, zona sul de Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O principal objetivo do projeto, financiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), é desenvolver nos alunos o hábito da leitura e da escrita, relacionando fatos e opiniões com os conteúdos discutidos no currículo escolar e orientando a produção de um blog como um canal de veiculação de textos, pesquisas e informações produzidas pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a professora, nos primeiros meses do projeto, os alunos entrevistaram pessoas da escola para saber quantas cultivam o hábito de ler, principalmente notícias publicadas no jornal ou na internet. “No início do projeto foi um pouco difícil por eles (os alunos) não terem o hábito de ler, mas com o passar dos meses foi ficando tudo mais fácil”, relatou.
Leitura e escrita
Com a popularização dos computadores, dos tablets e dos smartphones, o papel deixou de ser o principal suporte de textos escritos e, consequentemente, aos poucos, o jornal de papel está sendo deixado de lado. Hoje passamos mais tempo escrevendo em teclados e telas sensíveis ao toque do que com folhas e canetas em mãos. Por isso, é importante colocar essas práticas também nas salas de aula.
“Os alunos deverão reconhecer os tópicos que compõem um jornal e com quais objetivos são elaborados. Deverão, também, utilizando as diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica), produzir e comunicar ideias a partir da elaboração de um blog, que está sendo desenvolvido na escola”, disse Hendrika Costa.
De acordo com ela, o conteúdo do blog da escola espelha-se nos textos publicados nos jornais de grande circulação. O blog, chamado ‘Leitura, linguagem e informação’, publica informações, avisos, entrevistas e outros textos informativos. Tudo produzido pelos próprios alunos.
O projeto acontece duas vezes por semana (às segundas e às terças-feiras) e tem previsão para encerrar no final de outubro. “Até aqui o resultado está sendo muito satisfatório”, destaca Costa.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio ou da educação profissional de jovens e adultos, a fim de envolvê-los em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM