FAPEAM empossa novos membros do Conselho Superior


Mário Borges Neto, da Fapemig com o Presidente do Conselho Superior, Odenildo Sena. (Foto: Denison Silvan)

Mário Borges Neto, da Fapemig com o Presidente do Conselho Superior, Odenildo Sena. (Foto: Denison Silvan)

21/11/2013 – Em cerimônia presidida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), Odenildo Sena, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) deu posse, na terça-feira (19), a seis novos membros do Conselho Superior, nomeados pelo governador do Estado, Omar Aziz, em agosto.

São eles Afonso Lobo, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Antônio Carlos da Silva, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Cleinaldo Costa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Felipe Gomes Naveca, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz); Luiz Marcelo Rossi, da Embrapa Amazônia Ocidental; e Isa Assef dos Santos, da Fucapi.

Isa Assef dos Santos assina termo de posse. (Foto: Denison Silvan).

Isa Assef dos Santos assina termo de posse. (Foto: Denison Silvan).

O Conselho Superior, composto por 11 membros, é o órgão máximo de orientação das atividades-fim e de deliberação sobre as matérias que constituem objeto da competência da FAPEAM, que é uma instituição vinculada ao Governo do Amazonas. Odenildo Sena destacou a apresentação que a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, fez durante a reunião, dando aos conselheiros uma ideia do que se realizou ao longo de 2013. “As perspectivas para o próximo ano são muito auspiciosas, o que significa dizer que a instituição continua num ritmo de crescimento saudável e quem ganha com isso é a comunidade científica e a sociedade”, afirmou o secretário Odenildo Sena.

Presidido pelo secretário de Estado Odenildo Sena, o Conselho Superior da FAPEAM passa a ser constituído por Afonso Lobo (Sefaz); Antônio Carlos da Silva (Fieam); Mário Neto Borges, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), estes três indicados pelo governador Omar Aziz; Cleinaldo Costa (UEA) e Adele Benzaken, da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), como membros representantes de entidades de pesquisa e instituições de ensino superior criadas e mantidas pelo Governo do Amazonas; Felipe Gomes Naveca (ILMD/Fiocruz), Luiz Marcelo Rossi (Embrapa Amazônia Ocidental), Ernesto Renan de Freitas Pinto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Isa Assef dos Santos (Fucapi) e Niro Higuchi (Inpa), como membros de instituições de pesquisa e instituições de ensino superior criados e mantidos pelo Governo Federal com sede no Amazonas.

Realizada no Salão Tauató, localizado na sede da FAPEAM, essa é a segunda reunião do conselho Superior em 2013, durante a qual foi apresentado, pela diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, um balanço preliminar mostrando o que a instituição realizou durante o ano. O relatório oficial de 2013, assim como o plano de ação 2014/2015, serão apresentados na primeira reunião do ano, a ser realizada em fevereiro de 2014, quando a instituição já terá o orçamento do Estado aprovado e será possível, então, apresentar uma propositura mais concreta dos investimentos.

Renan de Freitas Pinto Foi reconduzido ao conselho superior. (Foto: Denison Silvan).

Renan de Freitas Pinto Foi reconduzido ao conselho superior. (Foto: Denison Silvan).

A diretora-presidenta salienta que o Conselho Superior da instituição é o principal órgão deliberativo que norteia o processo de discussão e decisão das principais linhas de ação da FAPEAM. Nesse conselho, os membros discutem as proporcionalidades dos investimentos, apresentam ideias e novas frentes de ações ligadas à área ciência, tecnologia e inovação. “À luz da discussão do Conselho Superior, nós definimos as estratégias e as melhores formas para colocar em execução as propostas que aqui são gestadas”, explicou Maria Olívia Simão.

Denison Silvan/ Agência Fapeam